O modelo das placas de ruas espalhadas pela cidade foi criado em 2006 pela antiga Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), ligada à Prefeitura de São Paulo. O projeto teve a iniciativa de destacar a abreviação popular do endereço em fontes garrafais. Na época, todas as 72 mil placas da cidade foram trocadas pelos novos modelos.
Com exceção das placas de ruas do centro histórico, que são brancas, todas elas têm, obrigatoriamente, a cor azul, o texto na fonte Helvética e uma película refletiva que permite que, mesmo à noite, o motorista enxergue a placa a até 100 metros de distância. No canto direito inferior, a numeração abaixo do nome “Sé” indica a distância em quilômetros do endereço até o marco zero da cidade.
Em 2010, além do nome da rua e do CEP do logradouro, as placas ganharam ainda uma mini-biografia do homenageado, além de uma faixa colorida representando a região em que o endereço está localizado, da mesma forma adotada pela rede de ônibus da cidade.
A medida teve como objetivo facilitar a sinalização, já que, antes disso, não havia padrões. Até 2006, cada subprefeitura tinha a liberdade de escolher a empresa que fabricaria as placas de suas ruas. Era de praxe o uso da cor azul, mas não havia especificações quanto à fonte das letras e à quantidade de informação disponibilizada no espaço.
O novo modelo de placas fez tanto sucesso na cidade que ganhou um gerador automático na internet. É só acessar o site Marmota.org e preencher um simples formulário para criar sua própria placa, aos moldes das que habitam as ruas de São Paulo. Vejam como ficou a nossa:
Gostei do layout das novas placas. A questão das cores relacionadas com a região também é bem legal.
O artigo só errou ao citar a nova fonte utilizada. Talvez a antiga até seja Helvética, mas as novas placas utilizam a fonte Clearview, que é universalmente usada em placas de trânsito, como em todo os Estados Unidos: http://www.clearviewhwy.com/
São placas cada vez melhores, mais informativas que em alguns países desenvolvidos. Somos tão fã que fizemos um guia visual para todos entenderem facilmente as placas de São Paulo. Vejam: http://www.apto.vc/blog/2015/03/26/o-guia-definitivo-das-placas-de-rua-de-sao-paulo/
Preciso da foto da Placa indicando AV; São João com a Ipiranga em 1969;
Gostaria de encomendar uma placa de rua para uma cidade histórica. Como faço? Meu contato 62 9 9300 4236 fone e zap.. Obrigada, Cidinha Coutinho
faltou as medidas
Matéria eivada de inverdades e falhas, ninguém nasceu sabendo mas o autor tinha informações melhores. Sera que a Prefeitura projetou ou pois um penduricalho para chamar de seu o projeto.