O produtor de TV Mario Jun Okuhara (filho de Rosa Miyake, apresentadora do programa “Imagens do Japão”, lembra?) nasceu em 1974, três anos antes da morte do jornalista Carlos Lacerda (que faria aniversário hoje). Foi no colégio que ele passou a se interessar pela história do ex-deputado federal e ex-governador do Estado da Guanabara, que apoiou o Golpe Militar de 1964. “Nunca concordei com o posicionamento político dele”, diz Okuhara.“Mas o que me chamou a atenção desde sempre foi amaneira como ele se expressava em seus discursos. Era impetuoso, fervoroso, quase agressivo”.
Há sete anos, Okuhara começou a procurar material sobre Lacerda e iniciou uma curiosa coleção.O acervo já conta com 20 livros, muitas revistas antigas e três discos com gravações de discursos de Lacerda. “Algumas coisas eu encontrei na internet, outras em sebos”. Ele conta que vibra a cada nova descoberta. “Hoje em dia, não se vê mais toda essa pompa na política”, lamenta o colecionador.
(Com colaboração de Karina Trevizan e foto de Keiny Andrade / AE)
Oi Okuhara,
eu também acho que falta hoje mais paixão e mais verdade no discurso político. Principalmente mais verdade que paixão.
Realmente o Lacerda foi um apaixonado.
Na minha opinião mais apaixonado que verdadeiro mas, um apaixonado.
Sempre ouvi meu pai comentar sobre os discursos inflamados do Lacerda.
Uma boa sugestão para se aprofundar um pouco mais sobre o Lacerda e seu partido a UDN, é ler “HISTÓRIA SINCERA DA REPÚBLICA” de Leôncio Basbaum.
(não sei se o nome do autor está escrito corretamente).
Eu li o livro qdo fiz um trabalho ainda na faculdade.
É bem verdade que é a visão de um escritor comunista, talvez um adversário político,mas vale a pena ler pra entender o que um escritor de esquerda pensava sobre ele e seu partido. Talvez “ouvindo” o outro lado da história vc possa somar algum valor à sua opinião.
Quando vc comenta que não concorda com o posicionamento político dele naquela época, me fez pensar que vc já conhece o livro, mas se não conhece ainda, vale a pena ler.
Então, tenha uma boa leitura e sucesso na sua pesquisa.
abç
Augusto Almeida
A oratória de Carlos Lacerda é rica, temerária, inteligente, corajosa e chama a reflexão. Goste ou não se goste, mas, deprezar um homem que usava a mente como ele, não apenas politicamente falando, mas, sobre diversas áreas do conhecimento humano é no mínimo interessante, para ser modesto.
Olá Okuhara,
há algum tempo venho pesquisando e tentando encontrar algum Cd ou DVD com discursos de Carlos Lacerda. Pois bem, não tive sucesso.
Porém, agora , continuando a minha busca, encontrei alguém que entenda e talvez possa me orientar: o meu pai, que é também fã (número 2) do Carlos Lacerda, comentou o interesse de ouvir novamente seus discursos. E, como ele está prestes a completar 80 anos gostaria de preseneá-lo e realizar o seu desejo. Como e onde devo procurar? Será que você poderia me dar algumas dicas de sites, lojas ou algo assim?
Desde já fico muito agradecida e aguardando boas novas!
Um grande abraço,
Fernanda Bastos.