A Kitano nasceu em 1964, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. O nome da empresa foi emprestado do sobrenome de seu fundador, Yoshizo Kitano. Kitano em japonês significa “campo do Norte”. Atuando inicialmente no mercado de cereais e farináceos, a Kitano revolucionou costumes, criando o hábito de compra de produtos embalados, no lugar das compras a granel.
Em 1989, a marca foi vendida para a Refinações de Milho Brasil, que batizou com este nome uma ampla linha de chás, sobremesas, especiarias e artigos para festas. Yoshizo Kitano montou um novo negócio e criou outra marca, chamada Yoki (que junta a primeira sílaba do seu primeiro nome à primeira do seu sobrenome). Para os japoneses, o termo significa “esperança e expectativa”. Em 1996, a Refinações de Milho Brasil pôs à venda a marca Kitano, que foi comprada pela Yoki.
Na verdade a Kitano ,começou em Moema na Avenida Rouxinol,como um varejista de alimentos como um pequeno auto serviço , chamava-se Mercadinho Kitano , e começou a fazer pequenos pacotes de temperos em saquinhos grampeados e furados com furador de papel , aqueles de papelaria e eram carimbados com a marca Kitano.
Faziam isso para vender em seu estabelecimento,mas foi ai que tiveram a ideia de fazer pequenos expositores e revender a outros mercados do tipo auto serviço que a época começaram a aparecer como tendência . Foi um sucesso, o mercadinho se transformou em uma embaladora que fracionava ,não so temperos ,mas também cereais e grãos . Era vizinho desta empresa conheci o Sr. Kitano e muitos dos seus colaboradores Sr , Sato Sr Tonhinho
Meu nome é Cleiton Arnaut, trabalhei onde começou a Kitano na av Rouxinol, como chefe do depto pessoal, juntamente com meu pai, Theodoro Arnaut, gerente industrial, convidado para o cargo pelo Sr. Hiroshi Kitano. A empresa começou com um pequeno mercado na rua Cardeal Arcoverde no bairro de Pinheiros.
Obrigada, gostei de saber que a empresa é brasileira, embora seus fundadores sejam de origem japonesa.