Assim como tantas outras galerias de São Paulo, a Sogo Plaza é repleta de lojas de cosméticos, tranqueiras importadas, capinhas de smartphones, filmes piratas e aparelhos eletrônicos. Mas basta entrar para perceber que o prédio de quatro andares é um paraíso para os nerds paulistanos (e suas subdivisões). Das 130 lojas, 38 são dedicadas a produtos como games, mangás, cards, DVDs, camisetas e bonecos colecionáveis.
O maior movimento é nos finais de semana, dia em que o bairro da Liberdade fica cheio de fãs de animes, os desenhos animados japoneses. Para alimentar o hobby, eles frequentam lojas como a Anime Rock Club, que vende DVDs de séries nipônicas. É possível encontrar todo tipo de produção: clássicos como Cavaleiros do Zodíaco ficam ao lado de Naruto, Bleach e One Piece, mais recentes.
Os DVDs são feitos com vídeos legendados por fãs e que na internet são distribuídos gratuitamente. Ulisses Silva de Mello, vendedor da Anime Rock Club, diz que as lojas do tipo fazem sucesso porque os otakus – fãs de mangás e animes – sentem falta de lançamentos oficiais. “É impossível acompanhar uma série completa, já que as distribuidoras, quando lançam alguma coisa por aqui, desistem depois de uma ou duas temporadas”, afirma. “Só foram vendidos oficialmente DVDs com os 20 primeiros episódios da série Bleach, que já ultrapassou 300 capítulos no Japão.”
A loja está há dois anos na Sogo e recebe visitantes do Brasil inteiro. Lojistas de outros estados, como Ceará e Rio Grande do Sul, frequentam a galeria para comprar DVDs e outros artigos no atacado. “Durante os finais de semana, as vendas no varejo são mais numerosas”, afirma Mello. Outra loja dedicada ao atacado é a Toon Toys. Ela pertence ao mesmo dono da Shinozaki, que fica no segundo andar da galeria. Como a loja-mãe sempre está lotada, o novo estabelecimento abriu as portas em março no terceiro andar. Colares com símbolos recorrentes nos animes e jogos como a série Final Fantasy cobrem uma parte das paredes da Toon Toys. Também são vendidos bonecos colecionáveis e pelúcias de personagens famosos.
Para mostrar que são fãs, os otakus compram camisetas com estampas dedicadas aos animes e jogos. Há cinco anos, a loja Sigma Animationwear produz e vende roupas para esse público. As campeãs são as imagens dos Cavaleiros do Zodíaco, mas personagens de Naruto e One Piece também fazem sucesso. “Já trabalhávamos em eventos de fãs pelo Brasil todo”, conta a proprietária Luci Uchimura Kremski. “Quando decidimos montar uma loja, queríamos um lugar que reunisse os otakus da cidade.” Para agradar fãs mais velhos, que não podem ir ao trabalho vestindo as estampas, a Sigma criou camisetas mais discretas, com motivos orientais, como dragões e tigres.
Outra maneira de mostrar o amor pelos animes pela vestimenta é usando cosplays, fantasias baseadas nos personagens. Ao lado da Shinozaki, no segundo andar, a Nicolle Oficina de Costura trabalha a todo vapor. Um dos funcionários está vestido como Sasuke, da série Naruto. Outras fantasias podem ser vistas penduradas na pequena oficina. Nilza Maria Sborz, a proprietária, costura cosplays sob encomenda há 12 anos na galeria. “Já vim para cá com esta intenção”, conta.
Serviço:
Sogo Plaza Shopping
R. Galvão Bueno, 40, Liberdade, 3209-3604
Anime Rock Club
3º andar – Loja 316
3208-0530
Nicolle Oficina de Costura
2º andar – Loja 227
3341-5477
Shinozaki
2º andar – Loja 231
3341-7756
Sigma Animationwear
3º andar – Loja 301
3203-1950
Toon Toys
3º andar – Loja 304
compras@toontoys.com.br
(Com colaboração de Míriam Castro)
“Os DVDs são feitos com vídeos legendados por fãs e distribuídos na internet.”
Muito bonito esses bandidinhos disfarçados de vendedores LUCRANDO em algo que é feito e DISTRIBUIDO GRATUITAMENTE pelos FANSUBS na internet para outros fãs.
Não acho que ele esteja errado, quem não tem uma boa internet e PC, compra, de graça só na internet….
Ou vc acha que ele vai gastar luz, mídia, tempo pra distribuir animes?? ¬¬
E daí? Se é feito gratuitamente, eles não se importam com a destinação, certo?
Adorei a dica!
realmente, é mais q um paraiso…o problema é entra la d domingo: um inferno!
Se os DVDs estão disponíveis na internet, quem não quiser comprar pode baixar tudo, ué. Só que os CDs e artigos importados devem custar o olho da cara por causa dos impostos. É uma pena que seja necessário pagar tão caro para consumir cultura nesse país.
AAAAAAAAAAAAAAAAmo o Sogo mas gostaria saber aonde eu encontro outras lojas de animes fora dele…