O Museu do Ipiranga, inaugurado há 123 anos, é o museu mais antigo entre os 145 museus de São Paulo. O engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi foi contratado em 1884 para sua construção, no local onde foi proclamada a Independência do Brasil. O museu abriu as portas no primeiro aniversário da República, em 15 de novembro de 1890. O prédio foi construído com base no estilo arquitetônico neoclássico, inspirado nos palácios renascentistas. Na época, a técnica da alvenaria em tijolos e cerâmica era inovadora na cidade, que ainda construía com taipa de pilão. É considerado um edifício-monumento. Incorporado à USP em 1963, seu nome oficial é Museu Paulista da Universidade de São Paulo.
O acervo teve início a partir de uma coleção particular do coronel Joaquim Sertório, doada em 1890 pelo conselheiro Francisco de Paula Mayrink para o Estado. A primeira exposição foi montada em 1893. Era uma mostra de história natural, com exemplares animais e vegetais. Em 1895, o museu assumiu o caráter histórico pelo qual é conhecido até hoje. O espaço tem 123 metros de comprimento por 16 de largura. Tem 150 mil objetos em seu acervo, que vão de móveis a objetos, roupas, imagens e documentos, dos anos de 1600 ao século XX. Havia também o equivalente a 640 metros de documentos textuais. Tem 1500 m² de jardins, construídos em 1922. Em 4 de agosto de 2013, o museu foi fechado para visitação por tempo indeterminado, devido à precária situação estrutural do prédio.
é o lugar mais lindo de SÃO PAULO pena que poucas pessoas conhecem devia ser mais falado para que a população de SÃO PAULO fosse lá para conhecer