O Instituto Cultural Italo-brasileiro, na Bela Vista, ganhou uma cafeteria especializada em canolis (doce italiano típico da Sicília). A Cannoleria, que vende doces italianos sob encomenda, está fazendo sua primeira experiência como loja aberta ao público. Por um mês, a casa vai atender no ICIB das 15h às 21h, mas o proprietário, o cozinheiro Alexandre Leggieri, 40 anos, já estuda estender o horário de funcionamento no próximo mês. A cafeteria conta com seis tipos de canolis: o tradicional (ricota com frutas cristalizadas, pistache e cereja), ítalo-mineiro (com goiabada cascão e damasco), Nutella, ítalo-americano (com creme de amendoim), crema pasticcera e o recém criado ítalo-argentino (com doce de leite e lascas de amêndoa). Filho de italianos, Leggieri conta que, embora o canoli seja um doce típico da Itália, é mais consumido nos Estados Unidos. No ano passado, ele percebeu que poderia fazer sucesso também em São Paulo. Na cafeteria, Leggieri conta com a ajuda do barista e sommelier Herbert Biewagen.
Você gosta tanto assim de canolis para ter se especializado nisso?
Sou filho de italianos e sempre fui apaixonado pela cozinha italiana. Eu já fazia canolis quando trabalhava na Europa. Comecei a fazer aqui no ano passado para atender alguns eventos. Tenho uma cozinha industrial na parte de baixo da minha casa, na Vila Mariana. Só que, na verdade, a massa fresca artesanal é que era o meu carro-chefe. O canoli seria só um complemento. Mas percebi que existe em São Paulo uma carência de doces rústicos, simples, para comer com a mão. As pessoas começaram a pedir… Agora, já não tenho mais tempo para as massas. Só faço canoli.
É uma receita familiar?
Sim. Minha avó, Pascoalina Peduto Leggieri, chegou aqui na década de 40 e trouxe a receita dela. Fiz algumas modificações. Ela usava banha, por exemplo. Hoje, eu misturo um pouco de manteiga para dar uma amendoada na massa. A fritura que ela fazia também era muito rudimentar. Bem, na família, o pessoal costuma ser simpático e dizer que o meu fica igual ao da nona.
Como surgiu a oportunidade de abrir a cafeteria no ICIB?
Tenho uma relação muito boa com o instituto, é uma casa maravilhosa. Tem cinema que passa filmes da Itália, palestras, aulas de italiano… Eles acharam que seria interessante fazer essa parceria e deu certo. Produzo as cascas em casa e os recheios, na cafeteria. Estou numa correria imensa. Estamos querendo otimizar a cafeteria, mas temos um problema de mão-de-obra. Na cafeteria, somos só o Herbert e eu. Estamos com o horário reduzido para conseguir atenção. Já tivemos uma pessoa, mas ela era muito grande e o espaço é pequeno.
Você já pensa em levar seus canolis para um lugar maior?
Não sei… A nossa proposta é caseira mesmo. Somos pequenos, uma coisa bem simples. Tem bandeirinhas e quadros da Itália. Continuo seguindo a simplicidade que conheci em pequenas vielas da Itália, com meus parentes. Não é um serviço de excelência, de luxo. É como se a pessoa estivesse em um cortiço napolitano.
Serviço:
Cannoleria, Instituto Cultural Italo-brasileiro.
R. Frei Caneca, 1.071, 15h/21h, 5081-3088.
Canoli – R$ 4,50 (a unidade).
www.cannoleria.com
(Com colaboração de Karina Trevizan e fotos de divulgação)
Amico ! Che bella notizia !!!! Appena passo in SP non manco di visitare ( dimenticando il mio peso),
nota: in Italia li mangio solo ogni tanto !!!!!
Auguri , Cordialmente,
Dennes
Ciao a tutti!!!muito bacana a matéria,gostaria de resaltar que fazemos tudo nos preceitos italianos e com amor mesmo,sem demagogias,AMOR é um ingrediente fundamental,e explico por que,quando faço meus docês trago os que já foram para perto de mim!!
Bom quanto ãos vicolos italianos(“cortiços”),me refiro as ruelas,com roupas pinduradas,com falatorios,com cançonetas Napolitanas,com excelente comida,um conceito diferente e peculiar na italia toda e especialmente no sul,então esta alusão ãos “cortiços” são a parte Ludica e mambembe da nossa casa!!
grazie e tutti!
ci vedremmo presto!!!!
Olá! Será que vocês poderiam postar se a Cannoleria fica aberta também aos sábados e domingos?
Grazie; Salute!
Senhor Enio, pelo que sei a cafeteria fica aberta aos sábados até as 16:00hs e não abre por enquantos aos domingos.
Faça uma visita, tenho certeza que irá gostar.
Vale muito apena conhecer o local e experimentar essa maravilha que é o Cannoli.
Um lugar aconchegante e de muito bom gosto!
O atendimento é praticamente personalizado, são muito atenciosos e gentis.
Estão de parabéns! Eu recomendo.
O canoli de ricota com frutas e maravilhoso!
O Panini com vinho tb e show!
Grazie!
ciao Olavo!estamos de sabado das 9 as 15.abbraccio!
Estou super feliz com a noticia! Minhas avós faziam e ainda há muitos anos
encontravamos em S. Paulo. Meus filhos adoram!
Vou passar aí em breve. Já podemos encomendar para o Natal?
E tambem a Sfogliatella?
Parabens!!!
Yvelyse
canoli bom é o do seu Zé, la na feira da vila maria de sábado, perto da igreja da candelaria, tem de chocolate, doce de leite e creme, a 2 reais cada!