O designer Luiz Romano, de 60 anos, não se rendeu aos cartões de Natal digitais. Ele mantém viva uma tradição iniciada em 1977. Todo ano, ele desenha um cartão especial em “3D”, com recortes e relevos, e manda para seus amigos e parentes. Ele envia cerca de 400 cartões pelo Correio. “Eu crio o desenho, preparo no computador, monto a arte final e encaminho para a gráfica”, enumera. Depois da impressão, Luiz precisa cuidar da montagem para o efeito 3D. “Na gráfica, eles recortam. Mas eu que destaco, dobro e viro.”
Depois que os cartões ficam prontos, Luiz ainda rubrica todos eles e cria mensagens diferentes. Para os amigos corintianos, por exemplo, o designer, que é palmeirense, escreveu este ano: “Parabéns, campeão”. Luiz gasta dois ou três dias escrevendo as mensagens. “Às vezes faço à noite, ou até de madrugada.”
Ele manda a maior parte dos cartões pelo correio, com direito ao selo natalino do ano. Para ele, a história de que cartões de Natal estão fora de moda é pura conversa. “Muita gente fala que não recebe mais cartões, só o meu”, diz. “Às vezes até me ligam pra cobrar. Tenho prazer em fazer isso. Fico muito feliz quando as pessoas ligam para me contar que colocaram o cartão na árvore de Natal.”
Luiz também é colecionador de presépios desde 1991. Sua coleção conta com cerca de 160 conjuntos, dos mais variados materiais e origens. “Tenho um montado com pregos, engrenagens e arruelas”, conta.
Quem inventou o cartão de Natal?
O cartão de Natal foi inventado em 1843 por Sir Henry Cole, que foi diretor do British Museum of London. Percebendo que não teria tempo de escrever mensagens de Natal à mão para todos os seus conhecidos, pediu ajuda ao artista plástico John Callicot Horsley. Ele dividiu um cartão em três partes e, no centro, desenhou uma família reunida e crianças pobres ganhando roupas e comida. Foram impressas 100 cópias em litografia, e, então, o artista coloriu uma a uma à mão. Cole enviou uma parte pelo correio e vendeu os cartões que sobraram.
Parabéns! Já tive o privilégio de receber 2 de seus cartões. São bonitos e, principalmente criativos. Como é bom ter pessoas, como você, que usam seu talento para enviar mensagens personalizadas. Acho muito chique e elegante! É certo que a cada ano os cartões rareiam mas é muito prazeiroso abrir um envelope com uma mensagem especial só para a gente! Feliz 2012!
Luiz.
O Robertinho e a Fernanda viram o conteúdo deste link.
Parabéns pela sua criatividade de seus cartões diferenciados .
Parabens Luiz!
Muito legal e parabens pela bela colecao!
Abracos!
Olá Luiz! Parabens.
Tenho por você consideração ESPECIAL e sou-lhe grato pela nossa amizade, a qual nasceu, pelo contato com seu pai:“ GRANDE ROMANO“ o ´´massagista dos campeões“ segundo, o fantástico narrador de jogos de futebol FIORE GIGLIOTI. Por inúmeras vezes, as mãos competentes, o humor caracteristico e os conselhos de seu genitor me “sararam imediatamente“.
O NATAL, conclama-nos para a busca de amizades sinceras, e reconhecimento das multiplas capacidades de nossos irmãos. Não desista nunca Luiz. Mantenha acessa a chama do Natal, especialmente aquela que pela singeleza queima as tristezas da falta de fraternidade entre os homens e purificando-nos, renova esperanças de dias melhores. Sigamos o exemplo do ´´GRANDE ROMANO“ o qual até o ultimo instante tambem “sarou“ com a chama do profissionalismo as dores de todos que lhe procuravam, inclusive as nossas.
FRATERNO ABRAÇO
EDER XAVIER. ver-nos-emos sempre em vitórias.
Olá Luiz,
Eu tenho o privilégio de recebê-los todos os anos. São muito bonitos e criativos. E a personalização e o carinho das palavras sempre me impressionam. Parabéns e que a iniciativa continue por muitos e muitos natais. Feliz 2012!!
parabens pela criatividade, guardo todos os que recebi ,feliz ano novo, abraços.
Oi, Luiz,
Parabéns por ser tao criativo em varios dominios! Eu também guardo com prazer todos os cartoes que você me enviou, e olhe que foram muitos! Adoro todos.
Quero aproveitar e desejar à você e à Anna um felicissimo ano novo, repleto de alegrias, de saude e de sucessos em tudo o que empreender! Nao desejo mais criatividade porque você ja tem de sobra!
Um beijo. Saudades, Gilda
Recebo os cartões do Luiz desde 2007. Sempre criativos.
Parabens bela criatividade, existem coisas embora a modernidade insubistituiveis, que bom que existem pessoas como você. Um grande Abraçooooooooooooooooooo, Delorges Antonio Horta Duarte
Os lindos cartões criados por você são aguardados todos os anos pelos familiares e amigos. Já se tornou uma tradição! Que você possa compartir esse seu talento com todos que fazem parte do seu círculo por muitas décadas mais. Parabéns!!
Olá Luis.
Parabém você continua com o mesmo espírito criativo de quando estávamos na faculdade, pois você é dos poucos da nossa turma que seguiu a carreira de designer. feliz 2012, jà estou esperando o próximo cartão.
parabens , continue assim ,esta no caminho certo, abraços;
Luiz:
Parabén pela iniciativa e beleza dos cartoes. Como amigo, tenho o privilégio deste presente todos os anos, o que aprecio muito!
Mario Luis
Parabéns Grande Luiz Romano!!!
Eu sou de 1972 e cresci apreciando seus belos trabalhos devido a amizade de muitos anos que tem com meu pai, me lembro até de quando você trabalhava no setor de marketing de um fabricante de brinquedos, em um fim de ano me presenteou com um deles o qual foi uma surpresa inesquecível para mim.
Todos seus trabalhos foram sempre muito criativos e inovadores, grandes inspirações para que eu seguisse a carreira de Designer Gráfico junto a gráfica do meu pai, a qual devido suas meticulosas exigências, contribuiram para hoje nos tornar referência em impressos gráficos de qualidade.
Apoio também a elegância e a exclusividade do tradicional cartão de natal, afinal é muito melhor saber que fazemos parte de sua lista de amigos ao invés de estar incluso em um mailing de disparo eletrônico…
Feliz 2012!!!
Grande abraço,
Willians e família HM
Grande Luis Romano,
Tive o privilégio de receber todos os cartões do amigo. Sem dúvida uma coleção e tanto!
Um grande amigo não esquece os seus.
Parabéns ao Blog pela iniciativa em prestigiar este nosso dileto artista.
Feliz 2012 a todos
Artur
Conheço o Luiz há muito tempo e desde o início percebi que a sua criatividade era realmente um dom único. Graças a Deus eu só dos privilegiados que recebe e aguarda anualmente a chegada do cartão.
Parabéns à você Luiz e obrigado,
Rene Cohen
Parabéns! Muito lindo seus cartões e criativos.
Sr. Luiz,
Parabéns pelos lindos cartões e por manter viva a tradição!
É um privilégio ser seu amigo e receber estes cartões!