Desde a quinta-feira passada, a paisagem da Avenida Paulista ganha novas cores. O Edifício Regina, na esquina com a Brigadeiro Luís Antônio, está sendo grafitado pelo artista plástico Rui Amaral, responsável também pelos grafites na saída do Buraco da Paulista. A intervenção está prometida para terminar nesta sexta-feira, dia 27.
A obra em construção tem o título provisório de “O Entusiasmo de Anakuma”. Amaral conta que se inspirou em lendas sumérias de deuses astronautas. “É impressionante como figuras divinas já eram pintadas há milhares de anos”, afirma. “Entusiasmo quer dizer ‘deus interior’ e é isso que eu quero transmitir com esta obra”. Ao lado da divindade representada no mural, estão várias imagens do ‘Bicudo’, personagem amarelo constante nas produções do artista.
Para ajudá-lo na pintura da fachada de 35 metros do prédio, Amaral contratou outros quatro grafiteiros. “Prefiro fazer arte acompanhado”, diz. “Do contrário, seria como jogar futebol sozinho”. É o terceiro trabalho do artista na região – ele também é responsável pela pintura da caixa d’água do Parque Mário Covas.
Autorizada pela Prefeitura, a empreitada de Amaral faz parte de uma ação que promove a pintura de outros quatro edifícios. Um está na esquina da Rua Amauri e Avenida Brigadeiro Faria Lima e outro, na Rua da Consolação. Os dois últimos ainda não tiveram seus endereços divulgados.
Eu acho que esse tipo de arte, deveria ser mais apoiada pela prefeitura, para que São Paulo perca um pouco esse tom de cinza.
muito bom o trabalho do amaral. Andando ontem na regiao da av. paulista com a consolação notei um outro grafite muito bom e gigantesco alguém sabe que e o artista que fez.
Chamar esse lixo visual de arte e um desrespeito com os verdadeiros artistas e ademais essa coisa horrivel numa cidade ja cinza,mal conservada e poluida como Sao Paulo so a deixa com mais ares de suburbio e decadencia.Isso e uma agressao estetica!
Do que importa “ter cara de subúrbio”? Como se isso fosse um valor a ser evitado por emergência…
O Brasil já se disfarça de muitos modos, caro colega. Temos uma porção de favelas, pessoas sem moradia e agricultores sem terra que são disfarçados pela propaganda política de homens bem vestidos beijando crianças.
Gostei da intervenção.
Depois de tanto tempo na escola, esse menino (Egberto) ainda não aprendeu a equidade e respeito. Quanto menos ter a sensibilidade para apreciar e reconhecer a arte…
Aposenta Eg!!!! Os tempos são outros, de compreensão, respeito e solidariedade!!
Sem mais…
quem é você para falar de verdadeiros artistas? só pelo início do comentário se percebe o quão leigo é por querer definir o que é arte e o que não é.
Egbert, nos subúrbios nasceram a alegria, a espontaneidade, e os detentores reais do poder invariavelmente pagarão para que os suburbanos levem a felicidade para os tristes e hipócritas salões de festas endinheirados.
Quando você estudar, entenderá que padrão estético é questão de gosto.
Quando você aprender a viver, entenderá que se ofender pessoalmente com as palavras que você utilizou, vai apanhar porque no subúrbio a falta de civilidade custa mais caro que no Itaim.
Quando tornar-se gente, realizará algo melhor.
Egbert, você sempre pode mudar de São Paulo….
Uma bela intervenção artística. Provoca uma certo estranhamento por ser uma região de escritórios, mas sem dúvidas é um trabalho muito bonito.
È um lixo, um mal gosto ímpar.
Comentário patético de alguém claramente preconceituoso e cheio de recalques. Ataca aquilo que foge do seu curral, aquilo que não gosta ou não entende. A arte não se resumo a critérios estéticos pré-definidos, a arte é algo que mutante, que se molda ao seu ambiente. O grafite em SP é assim: uma expressão urbana, uma mutação da arte nos muros e fachadas. Se a elite não gosta, azar, continua sendo arte, apreciada por muitos, odiada por outros, mas ainda assim arte.
Mas o que seria um “veradeiro artista” ?
O que define um “verdadeiro artista”?
seu Egbert, vai estudar pra ver se larga mão desses preconceitos e não ficar destilando abobrinha pseudo intelectual por ai, faz o favor? grato.
Eu, particularmente, gostei dessa intervenção, ainda mais que ela foi AUTORIZADA, ao contrário dos muitos grafites e pichações que vemos espalhados pela cidade.
Agora, eu acho que o Sr. Egbert tem todo o direito de não gostar e de manifestar essa opinião. Mais desrespeitosa eu acho a atitude de alguns grafiteiros e também da maioria dos pichadores que tentam, a qualquer custo, empurrar goela abaixo da sociedade seus gostos muitas vezes duvidosos e sem valor.
Super obrigado!!!!!!!
Parabéns Rui. Excelente trabalho!!! Vai ficar lindo quando você terminar…..muito obrigado por deixar a minha cidade mais bonita e colorida!!!
Excelente!!! Transformando uma cidade para muito melhor!
apesar do grafite ser bonito e estar muito bem feito ele carrega uma simbologia maçonica escrota…
primeiro com a mao direita levantada com o “olho que tudo vê” no centro…depois a estrela no meio da teste e por ultimo G na altura da cintura que se refere ao simbolo da maçonaria…infelizmente hj em dia esses simbolos estao impregnados em tudo quanto é lugar
Verdade, nem tinha reparado nos simbolos maçonicos. Bem observado..
Não gosto, para mim é uma “arte” sem sentido, desconexa.
Cada um tem a liberdade de achar bonito ou não, esta é uma arte moderna, porem eu prefiro as clássicas.
Sou a favor da implementação de mais áreas verdes, São Paulo necessita de arborização !!!!
Concordo com você Gabriel sobre as simbologias, mas não é tudo da maçonaria, algumas coisas estão relacionadas ao ocultismo…mas isto é outra discussão.
Estes pseudo-artistas muitas vezes são leigos sobre este assuntos e acham “bonito” grafitar estes símbolos, a não ser que eles saibam mesmo e a intenção é camuflada.
A unica pena e´que muitos nem irão reparar com a correria do dia a dia, mas eu com toda a certeza irei conferir na Paulista. Achei Incrível!!
acho q a alta sociedade junto da sua panelinha de ilustradores e midia estão cada vez mais sujando o grafite daqueles que estão nas ruas lutando por um ideal de forma dificil e violenta,simplesmente a arte e a cultura perdem seu rumo…acho q todo artista deve sim ser reconhecido!mas não me venha dizer q isso é GRAFITE! pintura sim grafite só pra quem não entende do q se retrata,infelizmente…
Achei legal. Se a cidade tivesse mais espaços para o grafite ela seria bem mais colorida e agradável de se ver.
Parabéns, Rui.
Genial.
Espetacular!
Mais cor, mais alegria nessa rotina cinza!
Por que a prefeitura precisa autorizar? Se eu for pintar as paredes do meu prédio de laranja para melhor conservação do edifício e contribuir com uma melhor paisagem eu preciso pedir autorização?
Quando a gente chama essa pichação tamanho familia de arte, é preciso voltar pra escola e estudar arte. Um horror, grafite não é arte.
Lamentável darem espaço na mídia pra este tipo de vandalismo autorizado enquanto a arte morre por falta de incentivo em salas de aula. Quase não se formam mais escultores, por exemplo.
Engraçado o seu comentário. Arte não é somente aquilo que está desenhado ou pintado em algum quadro ou mesmo algum objeto exposto numa galeria. Seu conceito vai muito mais além.
Você tem todo direito de não gostar. Mas procure se informar antes de criticar sem o menor respeito.
PS: Isso é grafite, não pichação. Dá uma googlada que vc descobre a diferença.
Muito legal o trabalho do artista e iniciativa da obra. Dá vida a cidade. Parabéns.
Lindo! Acho incrível essa capacidade dos artistas de criarem uma obra tão grande. Imagina, eles estão grafitando a poucos metros da parede, sem a visão do todo que se tem de longe. Deve ser super difícil manter a noção da escala.
Bom.
muito bom mesmo !!! esse trabalho e genial .
quem esta patrocinando este projeto???? precisamos divulgar, a iniciativa é incrivel e precisa ser copiada por todas as empresa.
Parabens Rui,exelente Pintura av paulista ficou mais linda, com este grafite a paulista ficou com um toque de são paulo. são paulo é isto arte,amor,fé,paz,e violencia tudo em um so territorio.
abraço.
Meu Deus, como tem gente ignorante nesse mundo, chega a dar um tipo de tristeza misturado com vergonha pelo próximo, eu não acredito que tenha gente com essa opinião nessas críticas sem sentido, eu acho que devem ter problema em casa, falta da atenção necessária dos pais, deve ser trauma, angústia por incompetência… só pode…
Ao que realmente interessa: Lindo, as pessoas de bom gosto e bom senso que vivem na correria de São Paulo merecem trabalhos como esse… Espero que um dia visite a cidade e possa ver de perto… PARABÉNS!!!
Putz… sem falar na dificuldade de fazer um trampo desse tamanho…
Mesmo não apreciando esse tipo de pintura, o trabalho do artista é bem interessante, um colorido alegre e decorativo. Parabéns! Por outro lado, se tem alguma simbologia maçonica, não acho que seja tão importante.
No coração financeiro do país, um grafite sem a mínima técnica, conteúdo e qualidade,
deixou muito a desejar, não só pelo local, mas pela qualidade da pseudo-obra.
Apoio que deveria ser feita não por um grande artista, mas alguém que doa-se seu coração por um mês, um ano, para ser eternamente registrada, não por foto mas para posteridade. Sem ser pragmático mas em um ano ela deixará de existir. Quanto mais moderno somos, mais lixo fazemos.
Parabéns ao artista e a obra! Muito bela, São Paulo precisa de mais area com esse tipo de arte urbana, alegra quem vê e quem passa por ali. Todas as grandes capitais do mundo têm valorizado muito esse tipo de arte e São Paulo não podia ficar para trás! Parabéns Rui Amaral.
PARABENS BELA ARTE! MUITO BELA MESMO
Eu trabalho nesse prédio, realmente é incrível o trabalho!
Em uma cidade como São Paulo, o grafite já é parte da identidade da cidade, assim como o skate dentre outras caracteristicas urbanas.
A arte que veio por varias vezes de forma informal e marginalizada pela sociedade esta ganhando espaço, e assim quem sabe abrindo um pouco mais os horizontes de quem vive com os olhos no passado.
“Deuses astronautas”? Sei.
É o Obama com o Olho Que Tudo Vê em sua mão e o símbolo da maçonaria na cintura. Não tem coisa mais óbvia do que isso; acordem! Se uma obra gigantesca dessa já está numa das principais avenidas do Brasil com simbolismo tão sinistro como esse, vocês já deveriam saber o que isso significa. Logo logo o fim virá!
Parceiros, estou em Belém do Pará – a terra das mangueiras.
Achei incrivel a possibilidade de pintar nosso prédio de 50 anos, que está “triste” pela descoloração do tempo. Precisamos, sim, clarear e inovar com as cores que são lindas e visíveis em nosso Pais e principalmente em nosso estado que tem sol todos os dias.
Desafio para todos da área – temos um prédio de 12 andares com parade livre – aproximadamente 2.000 metros quadrados (40x50m) prontos para pintar e fazer uma belíssima homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira de Belém que é homenageada durante o Círio no mês de outubro.
Contatos:
Rinaldo Furtado….(91)9303-1827
Lanço uma idéia: Que tal uma competição entre os grafiteiros de todo Brasil para colorir nossos prédio.?????????!!!!!!!!!!!!!!!!!