A agência de turismo Tia Augusta anunciou hoje a suspensão temporária de suas atividades. Segundo a empresa, a atitude foi tomada para que o grupo consiga se reestruturar no mercado. A Tia Augusta já passava por dificuldades desde 2008, quando a alta do dólar provocou uma queda no gasto do brasileiro com viagens ao exterior. Em comunicado oficial, a empresa alegou queda de 50% das vendas só neste ano, que resultou em um crescente endividamento bancário. A lei federal impõe à Tia Augusta seis meses para negociar sua dívida com credores. Se não houver acordo, será decretada a falência.
A empresa Tia Augusta foi inaugurada em 1973, por iniciativa de Augusta Naressi e seu marido, Paschoal Fortunato. Durante esses quase 40 anos, levou 600 mil clientes para viajar (mais de 300 mil só para os parques da Flórida). Toda a história de Tia Augusta tem muita semelhança com a da Vovó Stella, dona – e garota-propaganda – da agência de viagens que levava seu nome. A famosa vovó era quase tão icônica para a garotada quanto o próprio Mickey Mouse.
Fundada em 1965, oito anos antes da Tia Augusta, a Stella Barros ficou conhecida por levar menores desacompanhados para viajar. Era o sonho de muita criança vestir a camiseta vermelha da Vovó Stella, acenar a bandeirinha da mesma cor e pegar um avião até a Disney. Ela ficou tão conhecida que a própria Disney a chamou para desfilar nas tradicionais paradas do parque Magic Kingdom, nos anos de 1985, 1987 e 1992.
Não é coincidência que as duas empresas tenham sido tão parecidas. Antes de abrir sua própria agência, Augusta Naressi trabalhou na Stella Barros, onde adquiriu experiência no ramo. Formada em Psicologia, Augusta havia se encantado com a atração turística depois de ter passado a lua-de-mel na Disneylândia, na Califórnia. A funcionária se destacou na empresa da Vovó Stella. Por contribuir para o aumento do número de turistas brasileiros nos Estados Unidos, em 1982, Augusta Naressi foi agraciada com o título de cidadã honorária de Miami, na Flórida. Desde então, ela passou a participar como convidada de honra da abertura de todos os parques da Disney.
A Stella Barros funcionou por 38 anos, quase o mesmo tempo de atividade da Tia Augusta. Mas isso sem contar os oito anos anteriores em que Vovó Stella fechava pacotes turísticos por conta própria. Ela começou com destinos nacionais, como Foz do Iguaçu, mas logo passou a organizar excursões às Cataratas do Niágara e aos parques de Orlando, que viriam a ser sua marca registrada. Durante sua carreira, assim como o fez Tia Augusta, ela levou cerca de 600 mil clientes para o exterior.
A empresa da Vovó Stella fechou as portas definitivamente em 2003, com uma dívida de 15 milhões de reais. Na época, a Stella Barros declarou que o principal motivo do fracasso foi a queda nas vendas de pacotes para os Estados Unidos depois do ataque terrorista de 11 de setembro de 2001. Por causa da crise no setor, o faturamento da empresa caiu de 40 milhões para menos de 20 milhões de reais.
Um ano depois do fechamento da empresa, Vovó Stella faleceu, aos 95 anos, vítima do mal de Alzheimer. A Stella Barros tinha 29 lojas (27 delas franqueadas), e vendia seus serviços a outras 3 mil agências de turismo no país. Em 2004, a marca foi comprada em leilão por 85 mil reais pela Assetur, que ainda hoje a usa para vender seus pacotes turísticos. Augusta Naressi, 70 anos, deixa três lojas da Tia Augusta – todas na cidade de São Paulo.
(com colaboração de Júlia Bezerra)
Eu sou um dos clientes que tenho pacote comprado. Minha viagem está marcada para o dia 30/03/2013. Tentei ligar nos telefones fornecidos no comunicado mas ninguém atende. Informaram que estão entrando em contato mas até o momento não me contataram. A quem recorrer nestas horas? Estou muito preocupado se terei a viagem ou não, ou se terei meu dinheiro de volta.
Também sou uma das clientes lesadas.Consegui falar com uma atendente (após horas tentando ligar para o telefone passado) que me informou que minha viagem marcada para 15/01/2013 não será realizada.Estão tentando nos encaminhar para outra operadora,para efetuar um novo pacote!!!!!Um absurdo!!!E o dinheiro já gasto?Procurem por seus direitos,ou seja,perdido!!!!É revoltante.
comprei um pacote com a tia augusta e agora fui buscar as passagens para levar minha filha de 10 anos para disney e cheguei na loja do shoping estava fechada foi um bake minha filha não para de chorar o que faco estou desesperada ja esta totalmente pago.
A agência fecha as portas, não dá nenhuma posição, e os órgãos da suposta “defesa do consumidor” estão sumidos do mapa. Aqui não funciona nem a empresa privada nem a administração pública. Eu já dou esse dinheiro por perdido, com 5 pacotes de viagem comprados. E os bancos e suas administradoras de cartões são outro bando de aproveitadores e lesados mentais que mesmo a empresa tendo fechado as portas não querem cancelar as parcelas pendentes no cartão e devolver as que foram pagas. No Brasil ser sem-vergonha sai de graça, e os idiotas honrados bancamos a festa.