Desistir jamais! Três personagens paulistanos – dois octogenários e outro que completou 90 anos no dia 1º de agosto – viraram notícia nos últimos meses. Campanhas de solidariedade na internet ajudaram os três a manter seus tradicionais negócios em meio à pandemia.
Nelson Simeão e suas plantas
Há 50 anos vendendo insumos e acessórios para jardinagem, Nelson Simeão, 83 anos, viu sua loja, no Brooklin, ficar quase 70 dias fechada devido à pandemia do coronavírus. Diante da falta de movimento depois da reabertura, ele apelou para uma placa na fachada: “Ajude-me a sair da falência”. Uma cliente viu, publicou a foto nas redes sociais e o post viralizou. A Jardins Modelo chegou a receber 200 clientes nos primeiros dias, que, apesar dos riscos de aglomeração, formaram fila na porta. O telefone da loja é 5041-9572.
Odiney Pedroso e suas camisas
O vídeo é tocante: dias antes de completar 90 anos, o alfaiate Odiney Pedroso se emocionou ao contar que sua camisaria, no bairro de Vila Romana, tinha vendido apenas seis camisas nos quatro primeiros meses de isolamento social. Antes, ele fazia de 20 a 25 camisas por mês, com monogramas bordados à mão (com preço médio de 100 reais). Seu Pedroso trabalha no ramo desde 1950. Pediu um empréstimo no banco para pagar as dívidas da loja, que fica na Rua Camilo. O banco não liberou os 1.800 reais por causa de sua idade. Para sua sorte, Renato Dias, um morador do bairro, soube da história e colocou o vídeo de divulgação nas redes sociais. O número de pedidos foi tão grande (50 encomendas só nos dois primeiros dias!) que a família teve que dar uma força. O telefone da camisaria é 3864-3490.
Dorival Bentivegna e seus strudels
Em 2017, depois que a filha mais nova foi demitida, Dorival Bentivegna, 85 anos, precisou se reinventar para dar conta da mensalidade dos planos de saúde. Começou a vender strudel (doce folhado de origem austríaca). Era uma receita que está na família há 40 anos. Com o início do isolamento social, os pedidos começaram a rarear. Até que amigos iniciaram uma campanha pelo Instagram. Dorival divulga quais serão os bairros visitados a cada semana. Desse modo, ele conseguiu otimizar as entregas e passou a oferecer frete gratuito. O telefone para encomendas é 99571-9128.
.
Comovente a história do camiseiro da Vila Romana. Eu que morei no bairro por quase 20 anos, revivo com nostalgia a adolescência passada ali nos anos 80. Vou encomendar uma camisa ao Sr. Odiney