“Vai para o gol!”. As arquibancadas ficam mudas. Entre as linhas brancas na madeira pintada de verde, ali na lateral-direita do campo, o botão de Axl Rose está preparado para o chute. Com uma empurradinha para o lado direito, o goleiro retangular que representa Rogério Ceni está preparado para a defesa. Que partida maluca é esta? O designer são-paulino Luciano Araújo, 39 anos, lançou a marca “Botões Clássicos”, que tem 38 seleções e mais 67 clubes nacionais e 81 internacionais. Mas a grande novidade são os 14 times com emblemas de bandas de rock, como AC/DC, Pink Floyd, Beatles, Ramones e Guns N’ Roses – a preferida de Luciano. “Todos são clássicos dos anos 70 e 80″, explica Luciano, que é baixista da banda Rocky. “Nunca fizeram botões de bandas e eu sei que as pessoas curtem bastante porque, enquanto jogavam quando crianças, ouviam essas músicas”.

De Beatles a Kiss, é possível jogar futebol de botão com clássicos do rock
A ideia de fazer os times de futebol de mesa com bandas de rock nasceu um dia depois da final da Copa do Mundo. Luciano já estava produzindo botões, mas, num estalo ao acordar, decidiu unir suas grandes paixões: o futebol e a música. “A banda de rock representa o mesmo que o time de futebol”, garante. “Você possui uma história com ela, tem um mesmo perfil. Além do mais, essas bandas já tocaram nos maiores estádios do mundo. Rock e futebol têm tudo a ver”. A primeira banda que saiu dos discos para a mesa de botão foi a Guns N’ Roses. “Refiz o desenho três vezes até encontrar o formato perfeito. Procuro sempre colocar a marca da banda como se fosse o distintivo do time”. Com as bandas de rock, Luciano tem feito experiências que eram impossíveis com os times de futebol. “Colocarei purpurina nas bordas do botão do Kiss para ficar bem ao estilo da banda”. diz. Ele também não esqueceu das roqueiras. Para homenagear o sexo feminino, o designer tem em mente a equipe “Os Melhores de Woodstock”, com Janis Joplin vestindo a camisa 10 da equipe. Luciano acha que os botões do Rolling Stones são os mais bonitos, só que o campeão de vendas é o grupo de hard rock AC/DC, detalhado com a icônica gravata do guitarrista Angus Young.

Botões do Guns N’ Roses, AC/DC e Rolling Stones
Como ficam as bandas brasileiras? Por enquanto, os fãs de Renato Russo e Chorão não encontrarão suas bandas favoritas no catálogo da Botões Clássicos, mas Luciano já está fazendo estudos para incluir grupos nacionais de rock. “O primeiro será do Raimundos, mas já penso em Legião Urbana, Charlie Brown Jr. e Barão Vermelho”, avisa.

O projeto de bandas brasileiras: Raimundos e Charlie Brown Jr.
O preço dos times de botões varia de 40 a 50 reais, dependendo do material escolhido para o goleiro, que pode ser acrílico ou plástico. Luciano monta todos times artesanalmente. “Faço com lentes de 45mm de acrílico, assim como eram os da Brianezi“, detalha. “Faço os desenhos no computador, recorto à mão, grudo na lente com cola branca. Pinto a lateral do botão – que chamamos de ‘calção’ -, lixo e faço o polimento para deslizar bem na mesa.” No página de facebook da Botões Clássicos, Luciano publicou uma foto com o clássico Beatles x Rolling Stones. Qual foi o marcador da partida, Luciano? “Que jogo! Deu empate. 4 x 4. As duas bandas são sensacionais.”

O duelo entre Mick Jagger e John Lennon no futebol de botão
Serviço Botões Clássicos
Site: www.botoesclassicos.com.br/
Contato: atendimento@botoesclassicos.com.br
Instagram: @botoesclassicos
Facebook: /botoesclassicos
Leia também a história das principais marcas de futebol de botão. Clique aqui!