O município na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, se chama Aparecida, mas teimamos em chamá-lo de Aparecida do Norte. O apelido vem de 1877, quando foi inaugurada a Estrada de Ferro do Norte (posteriormente chamada de Estrada de Ferro Central do Brasil). Segundo a Secretária Municipal de Turismo, Regina Amaral, os paulistanos pegavam uma linha de trem que saía do Brás, na região central da cidade, em direção ao Norte e Nordeste, para chegar a Aparecida. Muitos passaram, então, a se referir à cidade como “Aparecida do Norte”. Ela conta que os moradores de Aparecida aceitam o apelido, apesar de saberem que este não é o nome oficial da cidade. “Faria mais sentido chamá-la de Aparecida do Sul, devido à proximidade do Rio Paraíba do Sul”, sugere a secretária.
Em 12 de outubro de 1717, os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves foram encarregados de garantir o almoço do Conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a vila de Guaratinguetá. Os três lançavam as redes no rio Itaguaçu (hoje rio Paraíba), sem muito sucesso. De repente, recolheram uma peça, em barro cozido, de 36 centímetros de altura. Na segunda tentativa, apareceu a cabeça. Era a imagem de uma santa. Depois disso, dizem que os peixes começaram a aparecer em grande quantidade.
Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia vários peregrinos para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a santa. Em 1743, o vigário de Guaratinguetá, José Alves, iniciou a construção de uma capela no alto do Morro dos Coqueiros. A primeira missa foi celebrada em 26 de julho de 1745. Em torno da capela, surgiu a cidade de Aparecida.
Em respeito ao Pedroso deve ser considerado o nome que ele a deu Aparecida do Norte, ainda por ser o norte de São Paulo. Nada deve ser mudado, minha opinião, pois eu se a tivesse encontrado, não gostaria que mudassem seu nome, como não gostaria que mudassem o meu pois foi papai e mamãe que o escolheram, e é maravilhoso Helena Alzira.
Não importa em que ponto cardeal ela se encontra e porque só hoje mudar, porque cresceu passou a ser vista diferente, desculpe não sou ninguém para julgar, espero que os senhores a respeitem e o respeitem.
Talvez nem mais exista este senhor, para consultar sua opinião então por favor o respeitem.
Boa tarde senhores leitores, o assunto é interessante porém tem uma história cultural ferroviária por trás disso, foi homenagem dos moradores e usuários dessa ferrovia chamada de estrada de ferro do norte, estrada essa que trouxe o desenvolvimento da região e por onde passou seus trilhos, vilarejos foram criados e depois bairros e cidades.Aparecida do norte recebeu carinhosamente o nome “do norte” em homenagem aquela ferrovia importante que levou o progresso para a região, retirar o nome “do norte” seria retirar de vez à ligação que a ferrovia tem com a história da cidade, minha opinião.
O Pedroso recolheu a imagem em 1717, quando foi pescada pelas redes dele, do João Alves e do Domingos Garcia. A Estrada de Ferro é do final do império, com o Imperador D. Pedro II. Aparecida não fica no norte do estado e não apenas os paulistanos chamam de Aparecida do Norte, também os paulistas e certamente muitos brasileiros também. Se a voz do povo é a voz de Deus, o nome da cidade de Aparecida deve ser mudado para Aparecida do Norte; em homenagem a Deus, ao povo brasileiro, à Estrada de Ferro do Norte, hoje Central do Brasil e principalmente à cidade de Aparecida do Norte, SP.
Realmente a cidade deveria mudar o nome, para
Aparecida do Norte