1. A construção do autódromo foi planejada em 1926, pelo dono da empresa Auto-Estradas, o engenheiro britânico Louis Romero Sanson.
2. O britânico pretendia construir um resort de luxo entre as represas de Guarapiranga e Billings. O autódromo era parte desse complexo.
3. Em visita a São Paulo, o urbanista francês Alfred Agache, que trabalhava no Rio de Janeiro traçando o “Plano de Remodelação, Extensão e Embelezamento” da cidade carioca, achou a região sul paulistana semelhante à cidade Interlaken, na Suíça. O município suíço inspirou o nome do bairro de Interlagos.
4. O autódromo, por pouco, não foi construído. As obras quase foram encerradas em decorrência da crise de 1929, que atingiu os Estados Unidos, e da revolução constitucionalista, que aconteceu em 1932, em São Paulo.
5. Em 1936, São Paulo recebeu sua primeira corrida internacional. Como não existia autódromo na cidade, a corrida aconteceu nas ruas. A repercussão do evento foi ruim. A piloto francesa Hellé-Nice perdeu o controle de seu carro, um Alfa Romeo, e matou cinco pessoas que assistiam à prova, além de atropelar outras 30. Após o acidente, a ideia do autódromo em Interlagos ganhou força.
6. Em 12 de maio de 1940, foi inaugurado o autódromo da cidade de São Paulo. Mas as obras não estavam concluídas: ainda não havia sido feito um único banheiro.
7. Em 1985, o autódromo foi batizado com o nome do piloto brasileiro José Carlos Pace, que tinha morrido oito anos antes, em decorrência de um acidente aéreo.
8. Em 30 de março de 1972, aconteceu o primeiro Grande Prêmio do Brasil. O evento testou as condições do autódromo de Interlagos para o circuito integrar futuras temporadas da Fórmula 1. Na ocasião, o argentino Carlos Reutemann foi o vencedor. O brasileiro Wilson Fittipaldi, que ficou em terceiro lugar, correu ao lado do irmão Emerson, que não completou a prova.
9. O Autódromo de Interlagos não vive só de automobilismo. Em seu entorno, uma área de 4 km de extensão é usado para a prática de atividades físicas como caminhada, corrida e ciclismo. O acesso é gratuito, e oferecido diariamente, das 6h às 17h (exceto em dias de eventos).
10. O maior vencedor da história do autódromo de Interlagos é Michael Schumacher. O alemão ganhou a prova em 1994, 1995, 2000 e 2002. O brasileiro Ayrton Senna venceu em duas ocasiões: 1991 e 1993.
Na biografia do Proprio Luiz Romero Sanson consta que a filha dele observou a planta baixa do autodromo e sugeriu o nome entre-lagos por estar entre os lagos formados pelas represas Billings e Guarapiranga…Nunca havia ouvido esta historia de Interlaks…
Wilsinho ao lado do filho Emerson…rsrs Tá certo as vezes os caras erram, né!
Muito interessante, mas vale destacar que mensalmente são disputadas inúmeras provas do regional, denominado Campeonato Paulista de Automobilismo, com provas de clássicos, formulas, turismo, protótipos, stock cars, provas de regularidade e provas de arrancada, onde juntam-se mais de 300 pilotos e mais de 2000 mecânicos e preparadores responsáveis pelos carros de corrida. E temos apenas um erro na matéria, onde é citado erroneamente que Wilson Fittipaldi correu ao lado de seu filho, quando no caso o piloto era Wilson Fittipaldi Junior, que correu ao lado de seu irmão, Emerson.
Vale lembrar também que em 1989/90 o autodromo sofreu uma agressiva reforma para atender as novas exigências da Formula 1, reduzindo em quase a metade o tamanho do traçado….
Já foi corrigido o erro na matéria, está escrito “irmão” e não “filho” como citado nos coments acima.