1. A construção do autódromo foi planejada em 1926, pelo dono da empresa Auto-Estradas, o engenheiro britânico Louis Romero Sanson.

2. O britânico pretendia construir um resort de luxo entre as represas de Guarapiranga e Billings. O autódromo era parte desse complexo.

3. Em visita a São Paulo, o urbanista francês Alfred Agache, que trabalhava no Rio de Janeiro traçando o “Plano de Remodelação, Extensão e Embelezamento” da cidade carioca, achou a região sul paulistana semelhante à cidade Interlaken, na Suíça. O município suíço inspirou o nome do bairro de Interlagos.

4. O autódromo, por pouco, não foi construído. As obras quase foram encerradas em decorrência da crise de 1929, que atingiu os Estados Unidos, e da revolução constitucionalista, que aconteceu em 1932, em São Paulo.

5. Em 1936, São Paulo recebeu sua primeira corrida internacional. Como não existia autódromo na cidade, a corrida aconteceu nas ruas. A repercussão do evento foi ruim. A piloto francesa Hellé-Nice perdeu o controle de seu carro, um Alfa Romeo, e matou cinco pessoas que assistiam à prova, além de atropelar outras 30. Após o acidente, a ideia do autódromo em Interlagos ganhou força.

capa_estado_interlagos

6. Em 12 de maio de 1940, foi inaugurado o autódromo da cidade de São Paulo. Mas as obras não estavam concluídas: ainda não havia sido feito um único banheiro.

7. Em 1985, o autódromo foi batizado com o nome do piloto brasileiro José Carlos Pace, que tinha morrido oito anos antes, em decorrência de um acidente aéreo.

Interlagos_1

8. Em 30 de março de 1972, aconteceu o primeiro Grande Prêmio do Brasil. O evento testou as condições do autódromo de Interlagos para o circuito integrar futuras temporadas da Fórmula 1. Na ocasião, o argentino Carlos Reutemann foi o vencedor. O brasileiro Wilson Fittipaldi, que ficou em terceiro lugar, correu ao lado do irmão Emerson, que não completou a prova.

9. O Autódromo de Interlagos não vive só de automobilismo. Em seu entorno, uma área de 4 km de extensão é usado para a prática de atividades físicas como caminhada, corrida e ciclismo. O acesso é gratuito, e oferecido diariamente, das 6h às 17h (exceto em dias de eventos).

10. O maior vencedor da história do autódromo de Interlagos é Michael Schumacher. O alemão ganhou a prova em 1994, 1995, 2000 e 2002. O brasileiro Ayrton Senna venceu em duas ocasiões: 1991 e 1993.