Hoje, 13 de agosto, é Dia Mundial do Canhoto. A data, que é comemorada desde 1992 no Reino Unido, surgiu para celebrar a “sinistralidade” e conscientizar a população em geral das vantagens e desvantagens de ser canhoto.
O Left-Handers Club, organização que promove as comemorações britânicas, sugere que os canhotos comemorem seus dias criando “zonas de esquerda” – um ambiente de sua casa ou local de trabalho em que todos sejam proibidos de usar a mão direita por um dia. A tarefa mais óbvia é escrever, mas qualquer atividade – cortar pão, abrir latas ou usar tesouras – pode se tornar um pesadelo quando se usa a mão inadequada.
É raro encontrar produtos para canhotos em São Paulo. Na verdade, isto é uma uma regra para o mundo inteiro. A primeira loja especializada em utensílios para canhotos foi inaugurada em 1968 em Londres. No entanto, por dificuldades financeiras, a Anything Left-Handed fechou a loja física em 2006. As vendas continuam apenas pela internet.
Em São Paulo, os canhotos chegaram a ter uma associação. Como mostra esta notícia do Acervo do Estadão, a Abracan (Associação Brasileira dos Canhotos) foi fundada em 15 de abril de 1980. As únicas informações disponíveis sobre a organização são o antigo endereço (R. Bela Cintra, 867) e o nome da primeira presidente (Cecília de Oliveira).
O Blog do Curiocidade encontrou alguns produtos que foram desenvolvidos por canhotos. Se conhecer outros, ajude-nos a ampliar esse roteiro:
Colher para crianças
Para evitar derramamentos, é normal que colheres infantis sejam curvadas para o lado do rosto da criança. Desta maneira, fica mais fácil levar a comida à boca. No entanto, isto só atrapalha os pequenos canhotos. A colher de aprendizado da Avent! resolve este problema, já que tem o cabo flexível: pode ser curvada para o lado de preferência da criança. Baby Stuff (R$ 39,00). R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 481, Itaim Bibi, 3044-1466.
Faca para sashimi
As facas usadas no corte de filés de peixe para o sashimi têm, tradicionalmente, o fio de corte em apenas um lado. Isto é um martírio para os sushimen canhotos, que precisam cortar “ao contrário”. Por sorte, existem facas especialmente para eles, como esta à venda na Doural Presentes (R$ 371,00). R. 25 de Março, 595, Centro, 3328-6228.
Instrumentos musicais
Especializada em instrumentos musicais, a Playtech também pensa nos canhotos fãs de rock. Baixos, guitarras e violões são vendidos em versão “espelhada”, para quem prefere segurar o braço de madeira usando a mão direita. Também estão à venda um pedal de bateria exclusivo para quem tem mais “destreza” com o pé esquerdo e um afinador acoplável à guitarra cujo visor é reversível – desta maneira, os canhotos não precisam ver a tela de ponta-cabeça. Playtech. R. Teodoro Sampaio, 912, Pinheiros, 3088-0006.
Tesouras
A tesoura Freestyle , da Mundial, é diferente das outras. Ganhadora de três prêmios de design de 2009, ela pode ser usada por canhotos. Com oito polegadas, a tesoura para costura profissional Mundial Creative tem também uma versão para canhotos. O corte tem fio serrilhado. Preços sob consulta. Mundial. 0800-5412-595
(Com colaboração de Míriam Castro e imagens de divulgação e do Acervo Estadão)
para nós que somos canhotos é muito ruim ,principalmente quando vou cortar as unhas das mãos,a minha mão esquerda corta direito as unhas da mão direita ,mas quando é para a mão direita cortar as unhas da mão esquerda ,ai vem o sofrimento,eu não tenho força e nem apoio ai apelo pelo cortador de unhas muito mais pratico,realmente nós canhotos sofremos muito ,um abraço a todos canhoteiros do BRASIL E DO MUNDO.
Mesmo sendo destro achei muito interessante!
Marcelo fica uma vez mais o registro e meus parabéns pelo trabalho nas olimpiadas,simplesmente aprendi,viagei em histórias,culturas com muito conhecimento.
Abraços e continuarei na leitura ou mesmo nas ondas do rádio sempre prestigiando seu profissionalismo,ímpar um deleite para meus fins de semana.
Eu gostaria que inventassem um carro com a caixa de cambio do lado esquerdo, espátulas de bolo, abridor de lata.
Abraços
Sou canhota sempre tive muita dificuldade no colegio com as cadeiras de braço, mas qdo morava em São Paulo tinha uma loja de canhoto na R. Augusta onde adquiri meus cadernos.
Como tenho uma filha que tb é canhota gostaria de saber se esta loja ainda existe.
Abraços
amei em saber que existem itens para canhotos..pois já sofri mto nessa vida abrindo latas, cortando laranja..até mesmo cortando uma simples folha de papel….
Adoro ser canhota e o fato de não ter os instrumentos ‘certos’ para nós não creio que seja uma dificuldade – ao contrário! Somos capazes de fazer muito mais coisas com nossa mão direita do que um destro é capaz de fazer com a mão esquerda. Já pensaram nisso? Todo canhoto é um pouco ambidestro!! #VivaNós
Meu pai era canhoto, e minha filha também é.
Acho impressionante como os canhotos conseguem se adaptar aos utensílios “destros”, se eu tiver que fazer o mesmo vou me machucar muito.
Sempre achei um absurdo que seja tão difícil achar utensílios para canhotos, minha filha teve quase que aprender a ser ambidestra.
Tenho 4 filhas 2 destra e duas canhotos nunca notei dificuldade nelas, estudaram fizeram faculdade a mais velha toca instrumento musical como violão e outros. A 5 nos moram no Canadá, fazem outra faculdade e nunca reclamaram por este motivo, até gostam.