“Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha!”. Esse bordão ainda està fresco na memória de quem escutava a narração de Osmar Santos durante os jogos de futebol na Rádio Globo. Em 1994, o locutor esportivo sofreu um acidente de carro que comprometeu sua capacidade de locomoção e de fala, impossibilitando o retorno ao radiojornalismo.
Agora, 17 anos depois do acidente, o “pai da matéria” dedica seu tempo à pintura. Suas obras já retrataram campos de futebol duas vezes. Em algumas ocasiões, Osmar pintou barcos. Mais frequentemente, as pinceladas representam flores. Cinco dessas produções estão expostas no restaurante Carlinhos, no Pari.
“Espaço Osmar Santos”, diz o letreiro dourado que ocupa a primeira parede marrom vista pelo cliente da entrada do estabelecimento. A homenagem foi criada depois que o ex-locutor foi almoçar no local. Ele acompanhava um amigo, antigo cliente do Carlinhos e empresário no Brás. “Quando conhecemos o Osmar e ouvimos sua história, ficamos comovidos e tentamos ajudar de alguma forma”, diz Fernando Yaroussalian, um dos proprietários.
A casa tem outros quadros expostos – mas nenhum com o mesmo destaque dos feitos por Osmar Santos. Cada obra do artista está à venda por um valor entre R$ 800,00 e R$ 1.200,00. Desde que a mostra foi iniciada, foram vendidos seis quadros. E, de acordo com Yaroussalian, o pintor não esconde a felicidade quando acontece algum negócio. “Ele faz questão de vir ao Carlinhos, agradecer ao comprador e tirar fotos com ele”. Hoje, Osmar Santos visita quase toda semana o restaurante de comida armênia, inaugurado em 1971, que abre de segunda a sábado apenas em horário de almoço.
Carlinhos
Rua Rio Bonito, 1.641, Pari, 3315-9474
seg. a sex. 11h30/15h, sáb. 11h30/16h.
(Com colaboração de Míriam Castro e imagem de divulgação)
Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha….eh fogo no boneh do guarda e pai da materia dentre outras…embelezavam as narracoes deste grande radialista… God bless you my friend…
que tua alma te reflita na pintura que eh uma arte linda como o silencio tu nao precisas pronunciar uma palavra a mais, o legado por ti deixado nunca serah esquecido…
Grande iniciativa desse empresário. O “Pai da Matéria” sempre fará falta para quem aprecia uma boa transmissão de futebol, com muita alegria. Só uma correção, o bordão correto é “…pimba na gorduchinha”. Parabéns Grande Osmar Santos.
Beleza essa iniciativa do empresário e ao Osmar Santos todas as nossas homenagens,ele que,sem dúvida alguma,é o Pai Eterno da narração esportiva!! Que Deus o proteja,sempre!!I Obrigado,Osmar!!
“Pimba na gorduchinha e Ripa na Chulipa!”, owwww eu não esqueço este cara!