Hoje é Dia do Orgulho Nerd, também conhecido como “Dia da Toalha”. A data recebeu o segundo nome exatamente duas semanas depois do falecimento de Douglas Adams, autor da série ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’, em 2001. Nos livros, é mencionado que o objeto mais importante para viajar pelo espaço é uma toalha. Por isto, os fãs das histórias carregam toalhas todo dia 25 de maio.
Outra versão para a comemoração nerd desta data é que, em 25 de maio de 1977, aconteceu a primeira exibição do filme Guerra nas Estrelas (depois rebatizado de “Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança”). A decisão de comemorar o fenômeno da ficção científica surgiu em 2006, na Espanha, e se espalhou para o resto do mundo pela internet.
O terceiro motivo para comemorar o 25 de maio é a série Discworld, do escritor Terry Pratchett. Nos livros, a data representa o acontecimento da Revolução Gloriosa do Povo, que derrubou a monarquia e instaurou a república na cidade-Estado de Ankh-Morpork.
Seja qual for sua razão para comemorar essa data, o Blog do Curiocidade preparou um roteiro com os endereços mais nerds da cidade. Confira:
Castelo do Gibi. Inaugurada em 2000, a loja tem coleções completas de gibis antigos, como Homem-Aranha, Recruta Zero e Super-Homem. Os clientes podem virar sócios do “Clube do Gibi”, que garante descontos nas compras. R. Parapuã, 481, Itaberaba, 3923-2340.
Coleciona Brinquedos. Todo tipo de boneco colecionável para todas as idades. Este é o mote da Coleciona, que tem desde versões do Mr. Potato Head (Senhor Cabeça de Batata) para bebês até um busto do vilão Freddy Krueger. R. Augusta, 2.299, Consolação, 3081-4911.
Cubo. A loja de camisetas tem diversas estampas dedicadas aos geeks. Entre elas, há referências a jogos, como Space Invaders, e a personagens como Darth Vader. Av. Professor Alfonso Bovero, 607, Perdizes, 3673-8900.
Comix Book Shop. Anuncia ser a maior loja de quadrinhos do Brasil. Tem séries das editoras Marvel e DC Comics e também uma grande variedade de mangás. Al. Jaú, 1.998, Jd. Paulista, 3061-3893.
Devir. É um dos mais tradicionais endereços nerds de São Paulo. Desde 1987 no mercado, tem quadrinhos tradicionais e recentes, além de editar produções de quadrinistas brasileiros, como Laerte e Chico Caruso. R. Teodureto Souto, 642, Cambuci, 2127-8787.
Geek.Etc.Br. Inaugurado há exatamente um mês, o espaço da Livraria Cultura dedicado aos geeks tem games, camisetas e quadrinhos para todos os gostos. Mesas para jogos de tabuleiro e card games estão espalhadas pelo ambiente. Av. Paulista, 2073, Bela Vista, 3170-4033.
Gibitecas. Para acompanhar as histórias de super-heróis desde o começo, não é preciso colecionar números antigos (e caríssimos) dos gibis. As gibitecas de São Paulo têm coleções inteiras de quadrinhos clássicos, além de números recentes dos maiores nomes do gênero.
Gibiteca do Sesi. R. Carlos Weber, 835, V. Leopoldina, 3834-3458.
Gibiteca de Santo André. Pça Quarto Centenário, s/nº, S. André, 4433-0767.
Gibiteca Henfil. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso, 3397-4090.
Gibiteria. A sobreloja em Pinheiros tem 2,5 mil exemplares variados de quadrinhos. Desde independentes, como a HQ ‘Enquanto Isso’, até compilações históricas da Marvel. Pça. Benedito Calixto, 158, 1º andar, loja 11, Pinheiros, 3167-4838.
Haikai. Miniaturas colecionáveis, máscaras, calendários e até lápis estampados com o rosto do Ultraman e de outros personagens de tokusatsu, além de artigos de anime e mangá. R. Galvão Bueno, 17/19, loja 86, Liberdade, 3207-2701.
HQMix. Procura ser um centro de vivências com debates e oficinas sobre o assunto. R. Tinhorão, 124, Higienópolis, 3259-1528.
Limited Edition. De Darth Vader a Elvis Presley, a loja traz bonecos colecionáveis autênticos. Muitos objetos, como diz o nome da loja, são de edição limitada, o que aumenta seu valor de mercado. R. da Consolação, 275, Jd. Paulista. 3081-0128.
Moonshadows Livraria. São cerca de 450 títulos de RPG (role-playing game) nacionais e importados. R. Treze de Maio, 966, térreo, Bela Vista, 3266-3916.
Shinozaki. Paraíso para amantes de desenhos japoneses. Vende bonecos e outros artigos colecionáveis de mangás e games, além de cartas de jogos como Yu-gi-Oh! e Magic the Gathering. Av. Liberdade, 363, 2º andar, loja 231, Liberdade, 3341-7756.
Super Comics. É possível encontrar prateleiras e mais prateleiras cobertas por edições de quadrinhos da Marvel e DC Comics. R. Gandavo, 58, V. Clementino, 5579-4762.
Terramédia. A loja é dedicada a quadrinhos, jogos de RPG e card games, como Magic the Gathering. R. Teodureto Souto, 630, Cambuci, 2127-8752.
USS Brazil. O lugar certo para fãs da série Star Trek. Entre os produtos, estão até um casal de Barbie e Ken vestidos como personagem do seriado de ficção científica. R. Rego Freitas, 530, loja E, Centro, 3214-4637.
Ventania. Entre as 10 mil revistas do acervo, estão almanaques de Pato Donald, Batman e Super-Homem dos anos 60. Além disso, a loja também é especializada em discos raros e antigos. R. 24 de Maio, 188, 1º andar, conjunto 113, Centro, 3331-0332.
Caro Marcelo , não percebi como as dicas de lugares sugeridos vão interessar o geek.
Talvez um museu de hardware de computadores antigos , ou o museu de ciencias e tecnologia do cata-vento no centro.
O museu da Embraer em SJC onde se pode ver e tocar nos aviões produzidos pela empresa e os foguetes já produzidos.
Penso que ciencias e técnologia são mais interessantes que camisetas e HQ´s.
Abraço ,
Spock, a concepção de geek está mais ligado à paixão pela cultura pop (inclusive, hoje é o dia que se comemora a data por causa de O Guia do Mochileiro das Galáxias) do que à tecnologias. Se usa mais o termo ‘nerd’ para amantes de tecnologias da informática ou da computação.
Hoje é o dia do orgulho NERD, colega, não geek.
Caro Spock, percebi, pelo comentário, que você não é um nerd/geek… apesar de tentar sugerir isso no nome.
Camisetas e HQ’s são deveras interessantes! 🙂
Mr. Spock, ver foguetes pode ser um bom programa para levar a garotada. Mas geek que se preza curte mesmo é uma nave espacial do século 25. Abraços.
Depende muito do tipo de Nerd ao qual nos referimos. Alguns tem o interesse focado no avanço da técnologia. outros se mantêm mais atualizados a respeito das inovações dos games e entre outros exitem os que tem profundo interesse em séries de ficção bem desenvolvidas.
Realmente os lugares citados são legais de visitar mas (ao meu ver) não são os lugares mais visados pelos atletas dos games ou dos filósofos da técnologia.
Hehehe, tem que ver o que está a VENDA nestes museus que você listou. Ou escapou notar que isto aí em cima é uma lista de lojas.
Divertir é consumir meu amigo. Essa é lógica hoje.
Tinha um museu de computadores em SP, pelo que me lembre, devido a questão de patrocínios e financeiro, ele foi para Itapecerica da Serra (basta pegar o nome e jogar no google) 🙂 Só não está mais aberto ao público.
Outra dica é dar uma volta na Santa Ifigênia, meca dos computadores e gadgets em SP, ou na liberdade, o espaço dos fãs de cultura japonesa.
E já vi lojinhas de jogos não só no centrão 🙂
Apoiado.
Do jeito que a matéria foi colocada, o geek/nerd não passa de um consumista qualquer.
Depois que você transforma um grupo em segmento de mercado só vender importa.
Oi Spock,
Acredito que tenha escolhido esse nome ironicamente. Estou certa?
É que como o Victor explicou, há muito mais por trás da cultura geek e ela também pode ser divertida. Você, com tal apelido, deveria entender isso melhor, eu acho…
Não tinha parado para pensar nisso, mas pelos comments daqui, me parece que o ‘geek’ fica sendo o ‘nerd’ embalado para presente, comercializado, …. será?
Algo assim:
Martinho da Vila está para o Pagode assim como o Nerd está para o Geek.
Um é o raiz, o outro o comercial??? Um é o que é, o outro é estilo?
Por que se tem uma necessidade de colocar as pessoas em caixas? Fazer um ‘cool’ e o outro ‘downgrade’? Um ‘raiz’ e o outro ‘poser’? Acho isso tão limitador …
Melhor ser uma ‘metamorfose ambulante’, sem rótulos, ser o que é.
PS: Já pararam para pensar pq ‘nerd’ pegou tanto aqui no Brasil? Pq não falam que o cara simplesmente é ESTUDIOSO? Também acho isso estranho … por ser um termo pejorativo. Coisas do país do futebol, onde ‘ser legal’ é imperativo…
Bom… você pôs seu nome de “spock”,no caso um personagem da série Star Trek que é considerado de nerd! daí você diz que camisetas e HQ’s que também são coisas de nerds não tem nada a ver! Você tem alguns conceitos meio errôneos quanto a o que é um nerd!! Pois existe o nerd que entende tudo de tecnologia,mas hoje o mais comuns são os Nerds/geeks que são fãs de ficção científica e HQ’s!
Faltou “O Cara dos Quadrinhos” na Galeria do Rock
Onde se pode ver e tocar aviões e foguetes é o Memorial Aeroespacial Brasileiro, e fica no CTA ao lado da Embraer, em São José dos Campos. (não é museu)
Hoje eh dia de bulllying com os nerds!!!
Bacana, gostei da matéria!
E viva o dia da tolha!
Caro Spock,
Fico feliz que tenha usado “Penso” para descrever sua opinião. Gostaria de informá-lo que Geek é um termo com Sub-Grupos, então não cabe a nós intervir no que um Geek realmente gostaria de ler/ver/ouvir.
Favor não confundir interesse com obrigatoriedade.
Abraços.
Caro Spock
o universo nerd também se vale de itens relacionados a series de televisão, filmes de aventura e ação, livros e história em quadrinhos
então, as dicas são ótimas
só faltou mencionar a ANIME HUNTER, que fica na liberdade no SHOPPING SOGO
Endereço: Rua Galvão Bueno, 40 – Liberdade – CEP:01506-000 – São Paulo – SP
lá também tem muita coisa bacana
abração a todos os nerds, jovens e velhos!
Concordo com o Spock. Tá mais pra orgulho de nerds fãs de comics e collectionables do que de todo o público geek/nerd em geral. Só C&T também não basta, porém. A feira da República, por exemplo, às vezes tem uns gadgets que fariam qualquer geek pirar.
Cultura de COMPRAS. Não cultura NERD.
Ser un Nerd nao e un defeito porque os Nerds nao sao bobos. Na realidade eu acho que essa palavra Nerd foi inventada por os que tem inveja da genialidade do que aparece como Nerds. Se o mundo teria mais Nerds como Bill Gates, Mark Zuckerberg, Shigero Miyamoto, e super nerds como Albert Einstein, Nikola Tesla imagina como seria o mundo. O Leonardo Da Vinci tambem poderia ser considerado un Nerd. Muitos Nerds sao apontados como genios, mais como bobos que nunca tem namoradas e veste terrivel e con oculos grandes.
Tem uma loja genial só com almofadas nerds! Já viram?
https://www.facebook.com/almofabrica
Não podemos declarar o dia do nerd como oficial, por questões diversas, mais contudo alguns fatores relevantes, que, entretanto, colocados lado a lado, causaria uma somatoria de dilemas que possivelmente diante de tantas possibilidades, temos, em meias verdades, o que se julga otimista, logo elucidadas as pessoas que gostariam de ser ou são realmente nerd´s.
onde vende dados de RPG em São Paulo.
Cheguei à conclusão que sou muito pobre pra ser nerd…