Hoje, com a inauguração das estações Luz e República da Linha 4-Amarela, o Metrô de São Paulo passou a ter 64 estações e 74,3 km de trilhos. O sistema completou ontem 37 anos de existência. Desde 1974, foram construídos, em média, 2 quilômetros de trilhos por ano. O Blog do Curiocidade comparou esse ritmo com metrôs de outras cidades do mundo. Um dos dados mais curiosos se refere ao metrô de Seul, na Coreia do Sul, inaugurado no mesmo ano que o de São Paulo. O sistema da capital coreana já tem 10 linhas (5 a mais que São Paulo), 266 estações e 287 km de trilhos. Isso dá uma média de 7,1 estações e 7,75 quilômetros de trilhos construídos por ano. Veja a comparação com outras cidades:
Além de ser o mais extenso, o metrô de Xangai, na China, foi o mais ligeirinho na construção – média de 26,25 quilômetros de trilhos e 10,12 estações por ano. Desde os anos 90, a cidade constrói, em média, 21 km de trilhos por ano. Em São Paulo, apenas as obras da linha amarela já somam 16 anos.
Outro dado curioso é que o metrô de Buenos Aires, apesar de perder para o paulistano em extensão, tem uma vantagem para os 1,7 milhões de argentinos que utilizam esse meio de transporte. Por lá, a tarifa em pesos é de $ 1,10 – o equivalente a R$ 0,45. Em São Paulo, onde a média de circulação de passageiros por dia é de R$ 4 milhões por dia, o preço é de R$ 2,55.
Agora veja quanto tempo o metrô de São Paulo ainda precisaria para atingir a extensão em trilhos dos sistemas das outras cidades se continuasse no ritmo atual.
Para terminar, um prêmio de consolação. O metrô do Rio de Janeiro, inaugurado em 1979, tem 46,2 km de extensão, o que dá uma média de 1,44 km por ano. Ufa, ganhamos de alguém!
(Com colaboração de Karina Trevizan e foto de Andre Lessa / AE)
Se não fosse a corrupção seriamos os primeiros disparados.
Na verdade se fizerem o comparativo de corrupção, seremos os primeiros. Disparado!
Já se investiu mais de 400 Km de trilhos no metrô de Sampa, 74,3 Km se materializaram e o restante está em algum cofre de um paraíso fiscal pelo mundo. Lembram da linha verde? Com o Kilômetro mais caro que o do Eurotúnel? Esse Quércia roubou mais que o Ademar de Barros e o Maluf juntos e ninguém falou dele.
Se não fosse a corrupção seriamos os primeiros disparados.
Na verdade se fizerem o comparativo de corrupção, seremos os primeiros. Disparado!
Já se investiu mais de 400 Km de trilhos no metrô de Sampa, 74,3 Km se materializaram e o restante está em algum cofre de um paraíso fiscal pelo mundo. Lembram da linha verde? Com o Kilômetro mais caro que o do Eurotúnel? Esse Quércia roubou mais que o Ademar de Barros e o Maluf juntos e ninguém falou dele.
Uma palavra: VERGONHA!
Uma palavra: VERGONHA!
Se nao fosse a corrupçao e se nós não fossemos tao medrosos que, como carneiros amendrontados, aceitam todo este estado de coisas, em que a malandragem, os espertos, os desonestos, dao as cartas.
Se nao fosse a corrupçao e se nós não fossemos tao medrosos que, como carneiros amendrontados, aceitam todo este estado de coisas, em que a malandragem, os espertos, os desonestos, dao as cartas.
se não fosse a corrupção , se não fosse o desvio de verba, se não fossem os desmoronamentos no meio do caminho, se não fosse ….não seria o Brasil…… ainda……….
se não fosse a corrupção , se não fosse o desvio de verba, se não fossem os desmoronamentos no meio do caminho, se não fosse ….não seria o Brasil…… ainda……….
Brasil país da malandragem, só se da bem quem for essssperto, vamos incentivar
ao povo ser corrupto, grande cultura a nossa.
Brasil país da malandragem, só se da bem quem for essssperto, vamos incentivar
ao povo ser corrupto, grande cultura a nossa.
Mesmo assim, é o melhor metrô do Brasil. DISPARADO!!!!!
Maior, inclusive, do que o de uma grande capital, Buenos Aires.
Comparar uma cidade como Buenos Aires, com 3 milhões de pessoas, com São Paulo, que tem mais de 11 milhões é no leviandade. Não devemos nos orgulhar disso, pois a cidade argentina é 1/4 da cidade brasileira em população.
Não se contente com a mediocridade rapaz, você pode mais!
Mesmo assim, é o melhor metrô do Brasil. DISPARADO!!!!!
Maior, inclusive, do que o de uma grande capital, Buenos Aires.
Comparar uma cidade como Buenos Aires, com 3 milhões de pessoas, com São Paulo, que tem mais de 11 milhões é no leviandade. Não devemos nos orgulhar disso, pois a cidade argentina é 1/4 da cidade brasileira em população.
Não se contente com a mediocridade rapaz, você pode mais!
16 anos de PSDB = 2 linhas incompletas.
Concordo. O descaso desse governo paulista com o transporte público é notório.
Pois é, a Marta e PT da última vez q estiveram na cidade fizeram um túnel no Jd. Paulistano q liga nada a lugar nenhum e ainda tem um semaforo no final, caso único no mundo. PSDB, PT, PCB, PQP, não se iludam, são TODOS IGUAIS! Enquanto alguns brigam por partidos como se fossem times de futebol, os políticos trocam favores sem distinção entre legendas.
16 anos de PSDB = 2 linhas incompletas.
Concordo. O descaso desse governo paulista com o transporte público é notório.
Pois é, a Marta e PT da última vez q estiveram na cidade fizeram um túnel no Jd. Paulistano q liga nada a lugar nenhum e ainda tem um semaforo no final, caso único no mundo. PSDB, PT, PCB, PQP, não se iludam, são TODOS IGUAIS! Enquanto alguns brigam por partidos como se fossem times de futebol, os políticos trocam favores sem distinção entre legendas.
Opa, estão faltando informações importantes nesse texto. Não estou aqui pra defender a prefeitura ou o estado, responsáveis pelo Metrô, já que realmente é muito pouco para uma cidade com o tamanho de São Paulo. Agora, quando falamos em Metro em SP, estamos falando de transporte em linha férrea. E aí a comparação com outras cidades se torna injusta, já que eles consideram qualquer transporte em linha férrea como o mesmo tipo de transporte. Já aqui diferenciamos o Metrô dos trens da CPTM. Sendo assim, a comparação do texto é válida. Porém, se considerarmos como os americanos de Nova York consideram, por exemplo, nossas linhas e estações são ampliadas de forma significativa com a CPTM. Em Nova York, por exemplo, não existe essa diferenciação. Mesmo que hajam estações super simples e alguns trens velhos, como as linhas do Bronx e do Brooklyn, tudo lá é considerado Metrô. Aqui, temos duas coisas distintas mesmo sendo a mesma. Algo semelhante como acontece com nossa polícia (Militar e Civil) enquanto lá todos são englogados pelo NYPD.
Pelo amor de Deus, finalmente alguém com sensatez com relação a a rede de trens metropolitanos de Sao Paulo, parabéns Danilo.
Exatamente o que ia dizer mas, a melhor definição para descrever isso é a de que, pela visão da engenharia, “Metrô” não é considerado uma máquina por que não existe. Na verdade o METRÔ é só uma marca, já que todos os trens são da Companhia de Trens METRÔpolitanos.
errado Rolland…
CPTM e Metrô são companhias publicas distintas.
O que acontece é o que foi dito ai em cima, mas agora o governo está padronizando todos os serviços pelo Metrô que, salvo engano, ja está administrando as duas empresas.
Melhor que falar mal do metro de sampa é falar dos outros que ainda nem existem.
Apesar de não ser suficiente é considerado o melhor…
Opa, estão faltando informações importantes nesse texto. Não estou aqui pra defender a prefeitura ou o estado, responsáveis pelo Metrô, já que realmente é muito pouco para uma cidade com o tamanho de São Paulo. Agora, quando falamos em Metro em SP, estamos falando de transporte em linha férrea. E aí a comparação com outras cidades se torna injusta, já que eles consideram qualquer transporte em linha férrea como o mesmo tipo de transporte. Já aqui diferenciamos o Metrô dos trens da CPTM. Sendo assim, a comparação do texto é válida. Porém, se considerarmos como os americanos de Nova York consideram, por exemplo, nossas linhas e estações são ampliadas de forma significativa com a CPTM. Em Nova York, por exemplo, não existe essa diferenciação. Mesmo que hajam estações super simples e alguns trens velhos, como as linhas do Bronx e do Brooklyn, tudo lá é considerado Metrô. Aqui, temos duas coisas distintas mesmo sendo a mesma. Algo semelhante como acontece com nossa polícia (Militar e Civil) enquanto lá todos são englogados pelo NYPD.
Pelo amor de Deus, finalmente alguém com sensatez com relação a a rede de trens metropolitanos de Sao Paulo, parabéns Danilo.
Exatamente o que ia dizer mas, a melhor definição para descrever isso é a de que, pela visão da engenharia, “Metrô” não é considerado uma máquina por que não existe. Na verdade o METRÔ é só uma marca, já que todos os trens são da Companhia de Trens METRÔpolitanos.
errado Rolland…
CPTM e Metrô são companhias publicas distintas.
O que acontece é o que foi dito ai em cima, mas agora o governo está padronizando todos os serviços pelo Metrô que, salvo engano, ja está administrando as duas empresas.
Melhor que falar mal do metro de sampa é falar dos outros que ainda nem existem.
Apesar de não ser suficiente é considerado o melhor…
Ficamos bem perto de Milão, na Itália, país onde também grassa a corrupção, tanto ou mais que entre nós.
Ficamos bem perto de Milão, na Itália, país onde também grassa a corrupção, tanto ou mais que entre nós.
Outro dado interessante é a distancia entre estações. Enquanto o de Xangai – o mais moderno – tem em média 2.600 m entre estações, em São Paulo a média cai para 1.160 m o que torna as viagens mais demoradas.
Para chegar a esses números basta dividir a extensão do metrô pelo numero de estações.
Outro dado interessante é a distancia entre estações. Enquanto o de Xangai – o mais moderno – tem em média 2.600 m entre estações, em São Paulo a média cai para 1.160 m o que torna as viagens mais demoradas.
Para chegar a esses números basta dividir a extensão do metrô pelo numero de estações.
O Metrô em SP realmente cresceu mais rápido que o do RJ até agora, mas vejam bem: a população da cidade do Rio de Janeiro é praticamente metade da população de SP. Além disso, a cidade do Rio de Janeiro tem geografia e geologia muito mais complicada para construção do metrô (areia e rocha granítica)… Ademais, como bem apontou o Danilo, há que se levar todas as linhas férreas em consideração nessa comparação, e o Rio, por exemplo, tem grandes ramais sob controle da Supervia…
Só para lembrar que esse tipo de comparação é complicada e não pode ser feita sem levar em conta muitas variáveis…
De toda forma, o desenvolvimento do metrô no Brasil em geral é realmente lento… A classe média leitora do Estadão, O Globo, Veja, etc, tende a jogar tudo, de maneira pouco refletida, na conta da “corrupção”. Sem dúvida corrupção existe e é uma das causas para a lentidão e ineficiência das obras públicas no Brasil em geral… Só que calma lá: vocês acham que na Rússia ou na Itália ( dois países onde a máfia trabalha de forma clara e aberta), não há corrupção? Que na China atual não há corrupção?
Mesmo assim, nesses países, há estruturas de transporte público melhores comparativamente melhores (sobretudo se levarmos em conta o tamanho das cidades em questão)…
O que ocorre aqui é que há um modelo de sociedade que privilegia o transporte individual. Pontes e viadutos (que custaram bilhões) enfeiam e destroem há anos o nosso espaço público, em prol de carros, ônibus e caminhões (que tem igualmente seus custos e suas externalidades negativas). A verdade é que, para as classes médias e altas, até há pouco tempo estava bom assim mesmo (aliás, uma parte da população de Higienópolis ainda acha que tá bom assim)… mas para a maioria dos mortais viver em SP, hoje, está simplesmente inviável por causa do trânsito e da poluição, e mesmo os “privilegiados” dessa sociedade se dão conta de que o transporte público é prioridade…
Só para não passar a oportunidade: uma das causas da lentidão é a burocracia excessiva da administração pública brasileira. Como se parte do pressuposto que todo funcionário público é bandido, criam-se amarras para qualquer projeto de maior vulto… e aí demora mesmo…
Enfim: falta de prioridade política e burocracia me parecem problemas maiores do que esse amplo espectro chamado “corrupção” pelo qual se culpa o nosso atraso e, de maneira muito esperta, se tira o corpo fora de qualquer responsabilidade…
Brilhante comentário.
Eu já andei de metro em todas essas cidades (exceto Xangai e Madri), e talvez a consolação fique por conta da limpeza. De fato o Metrô de SP é muito limpo e organizado. Claro que com a ampliação da rede talvez seja menor a capacidade de manter o nível de qualidade e conforto (como de fato já notamos de uns anos pra cá), mesmo assim em NYC, Londres e Paris, eu tive medo de andar de metro em algumas ocasiões. Tóquio, Cingapura e Hong Kong, na minha opinião são os melhores em relação ao adensamento de usuários em horários de pico. No de Beijing não há informação que não seja na língua local, e foi dureza.
O Metrô em SP realmente cresceu mais rápido que o do RJ até agora, mas vejam bem: a população da cidade do Rio de Janeiro é praticamente metade da população de SP. Além disso, a cidade do Rio de Janeiro tem geografia e geologia muito mais complicada para construção do metrô (areia e rocha granítica)… Ademais, como bem apontou o Danilo, há que se levar todas as linhas férreas em consideração nessa comparação, e o Rio, por exemplo, tem grandes ramais sob controle da Supervia…
Só para lembrar que esse tipo de comparação é complicada e não pode ser feita sem levar em conta muitas variáveis…
De toda forma, o desenvolvimento do metrô no Brasil em geral é realmente lento… A classe média leitora do Estadão, O Globo, Veja, etc, tende a jogar tudo, de maneira pouco refletida, na conta da “corrupção”. Sem dúvida corrupção existe e é uma das causas para a lentidão e ineficiência das obras públicas no Brasil em geral… Só que calma lá: vocês acham que na Rússia ou na Itália ( dois países onde a máfia trabalha de forma clara e aberta), não há corrupção? Que na China atual não há corrupção?
Mesmo assim, nesses países, há estruturas de transporte público melhores comparativamente melhores (sobretudo se levarmos em conta o tamanho das cidades em questão)…
O que ocorre aqui é que há um modelo de sociedade que privilegia o transporte individual. Pontes e viadutos (que custaram bilhões) enfeiam e destroem há anos o nosso espaço público, em prol de carros, ônibus e caminhões (que tem igualmente seus custos e suas externalidades negativas). A verdade é que, para as classes médias e altas, até há pouco tempo estava bom assim mesmo (aliás, uma parte da população de Higienópolis ainda acha que tá bom assim)… mas para a maioria dos mortais viver em SP, hoje, está simplesmente inviável por causa do trânsito e da poluição, e mesmo os “privilegiados” dessa sociedade se dão conta de que o transporte público é prioridade…
Só para não passar a oportunidade: uma das causas da lentidão é a burocracia excessiva da administração pública brasileira. Como se parte do pressuposto que todo funcionário público é bandido, criam-se amarras para qualquer projeto de maior vulto… e aí demora mesmo…
Enfim: falta de prioridade política e burocracia me parecem problemas maiores do que esse amplo espectro chamado “corrupção” pelo qual se culpa o nosso atraso e, de maneira muito esperta, se tira o corpo fora de qualquer responsabilidade…
Brilhante comentário.
Eu já andei de metro em todas essas cidades (exceto Xangai e Madri), e talvez a consolação fique por conta da limpeza. De fato o Metrô de SP é muito limpo e organizado. Claro que com a ampliação da rede talvez seja menor a capacidade de manter o nível de qualidade e conforto (como de fato já notamos de uns anos pra cá), mesmo assim em NYC, Londres e Paris, eu tive medo de andar de metro em algumas ocasiões. Tóquio, Cingapura e Hong Kong, na minha opinião são os melhores em relação ao adensamento de usuários em horários de pico. No de Beijing não há informação que não seja na língua local, e foi dureza.
nesse quesito, meu caro, não é bom ganhar de ninguém… o bom mesmo é ganharmos qualidade de vida com transporte rápido e de qualidade… triste comparação a sua…
sp é uma tristeza comparada com as outras cidades… o metrô é uma brincadeira e os projetos megalomaníacos uma falácia!!
nesse quesito, meu caro, não é bom ganhar de ninguém… o bom mesmo é ganharmos qualidade de vida com transporte rápido e de qualidade… triste comparação a sua…
sp é uma tristeza comparada com as outras cidades… o metrô é uma brincadeira e os projetos megalomaníacos uma falácia!!
É lento, mas pelo menos o metrô foi retomado !
Pior foram os anos 80 e 90 de quércia, maluf, fleury, marta, erundina, janio nos quais nada se fez de metro praticamente.
Mesmo num ritmo lento, o mais importante é não parar estas novas linhas e estações !!
Quanto a corrupção, povo que vota em ladrão conhecido vai reclamar do quê ?!?!
É lento, mas pelo menos o metrô foi retomado !
Pior foram os anos 80 e 90 de quércia, maluf, fleury, marta, erundina, janio nos quais nada se fez de metro praticamente.
Mesmo num ritmo lento, o mais importante é não parar estas novas linhas e estações !!
Quanto a corrupção, povo que vota em ladrão conhecido vai reclamar do quê ?!?!
Lento, mas pelo menos o sistema ferroviário de Sampa tá saindo do papel, e com a inclusão da infraestrutura da CPTM no padrão “METRÔ” a linha paulista dobra de tamanho. Mas considerando o tamanho da população da megalópole (São Paulo e região metropolitana), ainda é pouco, mas pelo menos tá saindo, diferentemente do trem-paia do Dotôr Lulla e seus miquinhos amestrados, estrela do PAC-MONEY do PT que só vai sair da gaveta para o lixo.
Lento, mas pelo menos o sistema ferroviário de Sampa tá saindo do papel, e com a inclusão da infraestrutura da CPTM no padrão “METRÔ” a linha paulista dobra de tamanho. Mas considerando o tamanho da população da megalópole (São Paulo e região metropolitana), ainda é pouco, mas pelo menos tá saindo, diferentemente do trem-paia do Dotôr Lulla e seus miquinhos amestrados, estrela do PAC-MONEY do PT que só vai sair da gaveta para o lixo.
faz um tempäo que o governo tucano prometeu ligar a estacäo capao redondo ao jd angela…pelo jeito será daqui a 144 anos…
Já aligacäo largo 13 de maio santo amaro santa cruz será daqui a quinhentos anos….,embora a inauguracäo estivesse programada para este ano. o que mais me irrita e o fato de o secretário estadual d etransportes e o governador…bradar que estäo fazendo tudo dentro do prazo…já o PT näo manda nada de dinheiro….falando em dinheiro, dizem que as empresas de onibus fazem lobby contra o metrô ajudando nas campanhas políticas e garantindo muitos passageiros…bem será que daqui a 600 anos teremos metrô?
faz um tempäo que o governo tucano prometeu ligar a estacäo capao redondo ao jd angela…pelo jeito será daqui a 144 anos…
Já aligacäo largo 13 de maio santo amaro santa cruz será daqui a quinhentos anos….,embora a inauguracäo estivesse programada para este ano. o que mais me irrita e o fato de o secretário estadual d etransportes e o governador…bradar que estäo fazendo tudo dentro do prazo…já o PT näo manda nada de dinheiro….falando em dinheiro, dizem que as empresas de onibus fazem lobby contra o metrô ajudando nas campanhas políticas e garantindo muitos passageiros…bem será que daqui a 600 anos teremos metrô?
A gestão tucana, sobre trilhos em São Paulo foi muito eficiente com Covas e Alkmim e muito eficáz com Serra e estamos falando de metrô e trem e o Alkmim continua trabalhando do contrário eles não revesariam a cadeira de gov. do estado de SP a cada eleição, os críticos deveriam saber que construir metrô não é só passar o Tatuzão existe, muita burocracia, licenças ambientais e indenizações a serem feitas! Ou seja falar é fácil.
A gestão tucana, sobre trilhos em São Paulo foi muito eficiente com Covas e Alkmim e muito eficáz com Serra e estamos falando de metrô e trem e o Alkmim continua trabalhando do contrário eles não revesariam a cadeira de gov. do estado de SP a cada eleição, os críticos deveriam saber que construir metrô não é só passar o Tatuzão existe, muita burocracia, licenças ambientais e indenizações a serem feitas! Ou seja falar é fácil.
Que tristes justificativas, se acrescentarmos ao metro de Madrid os trens de cercanias, que sao o que há de melhor e também o metrô leve, ver http://www.metromadrid.es, e http://www.renfe.es, vocês morrerao de tristeza e inveja e isso tudo em uma cidade de 6 milhoes de habitantes. E tome corrupçao.
Que tristes justificativas, se acrescentarmos ao metro de Madrid os trens de cercanias, que sao o que há de melhor e também o metrô leve, ver http://www.metromadrid.es, e http://www.renfe.es, vocês morrerao de tristeza e inveja e isso tudo em uma cidade de 6 milhoes de habitantes. E tome corrupçao.
C a n s e i!
C a n s e i!