Eu vi a novidade na Droga Raia da Avenida Pompeia. Cada um dos caixas tem um aparelho para medir a satisfação do cliente. Eles possuem cinco botões com desenhos de aprovação e reprovação. A novidade faz parte de um projeto da Raia, que ainda está em fase de implementação. Mas a assessoria de imprensa se recusou a dar informações sobre o sistema. Não diz quando as máquinas foram instaladas e quantas lojas instalaram a pesquisa eletrônica. Também não foi informado qual é a opção mais votada. Será que esse é o motivo de tanto segredo…
Esse tipo de medição não é uma novidade. Na saída de todas as 136 Lojas Renner há um aparelho para registrar a opinião sobre o atendimento ao cliente. O sistema, que se chama “Encatômetro”, foi implantado em 1996. São três opções: muito satisfeito, satisfeito e insatisfeito. A primeira loja a receber um desses foi a do Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo. Segundo a assessoria de imprensa da Renner, o último balanço anual, fechado em 2010, revelou que a opção “muito satisfeito” foi a mais votada (57,9% – 12,6 milhões de registros). “Satisfeito” ficou com 37,4% (8,3 milhões) e “insatisfeito”, com 4,2% (927 mil). Mas por que há sempre um funcionário ao lado do painel? É algum tipo de pressão psicológica? A Renner informa que “o colaborador fica ao lado para explicar como o Encantômetro funciona e solucionar qualquer tipo de dúvida”.
(com colaboração de Karina Trevizan)
Olá!
A ideia deste medidor é o máximo. Venho procurando para implantá-lo nas unidades de atendimento da empresa onde trabalho, mais não encontro os fornecedores/fabricantes.
Alguém sabe?
no aguardo.
Beijos