Ao anunciar o lançamento de um novo empreendimento, as construtoras costumam colocar placas com as características do imóvel que será erguido no local – metros quadrados, número de dormitórios, vagas na garagem. Tudo dentro da lei. Mas, quando o imóvel já está todo vendido e as obras são iniciadas, as construtoras estão usando de uma malandragem para desrespeitar a Lei Cidade Limpa. No lugar da placa do imóvel em questão, estão sendo colocadas propagandas de um outro empreendimento da mesma construtora. Esta prática ficou tão comum que, em apenas um quarteirão, o Blog do Curiocidade flagrou dois empreendimentos com a mesma irregularidade. Eles ficam na Rua Doutor Homem de Mello, em Perdizes. Um deles, da empresa Paulo Mauro, fica na esquina com a Rua Doutor Franco da Rocha. Do outro lado da rua, na altura do número 840, outro canteiro de obras anuncia o próximo empreendimento da construtora Exto.
A regra da Lei Cidade Limpa para esses casos é bastante clara. Na resolução 04/2008/CPPU/SEHAB, está estabelecido que são permitidos apenas anúncios com mensagens relacionadas ao empreendimento em que se encontram. No caso, as placas indicam endereços de outras construções. Por isso não poderiam estar ali.
Não é o que pensam as construtoras. A Exto diz apenas que não fere a Lei Cidade Limpa ao colocar este tipo de anúncio, “já que tem autorização para instalar placas em frente à construção”. Michel Gdikian Neto, diretor comercial da Paulo Mauro, afirma que os banners se referem ao estabelecimento em construção, mas o espaço é aproveitado também para falar de outros empreendimentos. “Nunca fomos notificados e penso que não estamos desrespeitando a regra”.
A Subprefeitura da Lapa confirmou que fiscais estiveram no local e constataram que a situação é ilegal e que a multa estabelecida para esses casos é de 15 mil reais.
(Com colaboração de Míriam Castro)
O nosso “querido” prefeito está mais preocupado com as aparências, como a retirada dos painéis, retirada dos mendigos e drogados das ruas do centro através da violência ao invés de lhes dar assistência e tratamento, criar uma infra estrutura para cuidar destas pessoas).
Se vocês olharem ao redor verão que as nossas ruas estão esburacadas, a saúde está uma droga, atendimento ruim, isto quando é atendido, de vez em quando morre alguém.
Quanto a educação, querem aumentar a carga horária das escolas como se fosse melhorar a qualidade das escolas num passe de mágica, é brincadeira. Eu poderia ficar horas a fio falando deste nosso “querido” prefeito, que com certeza não terá mais o meu voto.
Os prédios construídos em Perdizes nos últimos anos, por si só já ferem a lei devido à altura.
Colocar cerca de 50 apartamentos, 50 famílias, onde havia uma casa só piora a qualidade de vida: não há rua para tantos carros, duvido que a rede de esgoto seja suficiente, as pessoas que moram “no ar” não sentem conexão com a região e a falta de educação impera num bairro outrora desconhecido e que já foi excelente. Este glamour todo que fizeram em torno de Perdizes só está contribuindo para a degradação do bairro. As placas gigantescas fora da lei são apenas amostra grátis do ônus com que arcaremos em futuro bem próximo.
Nós brasileiros, nos ufanamos o tradicional “jeitinho”. É de se presumir que Kassab abençoa seus colegas.
É importante lebrar que o Governo do Estado faz o mesmo, pois distribui cartazes enormes em toda a Capital anunciando supostas obras em andamento.
Só há uma coisa a fazer: multa pesada.
Não só as construtoras abusam das propagandas, é muita poluição visual.
Nilton.
A lei é pra todos correto? NAOOOOO a lei é somente para nos, pois vejam os que os Ilustres candidatos estão fazendo com a Cidade de São Paulo, já nao há quase calçadas pra se andar então Sr. Marcelo Duarte ao invés de ficar Puxando o Saco da Prefeitura criticando as construtoras que no meu ver São os maiores anunciantes do seu jornal, pega um pouco no pé dos inumeros candidatos que estao emporcalhando a cidade e a unica coisa que fazem e engordar suas contas bancarias com dinheiro dos nossos impostos… então meu dignissimo “amigo” vai trabalhar e correr atraz de quem realmente esta discumprindo a lei!