Atual campeã do carnaval de São Paulo, a escola de samba Vai-Vai escolheu no domingo o samba-enredo que levará para a avenida no ano que vem. A música começa pelo refrão: “Bixiga é alegria, é bom brilhar”. Bom brilhar, bom brilhar, bom brilhar… Por mais que o nome do patrocinador não apareça explicitamente na letra, o refrão não deixa ninguém esquecer que a Bombril está patrocinando o desfile da Vai-Vai. A escola tem como tema “Mulheres que Brilham – A Força Feminina no Progresso Social e Cultural do País”.
Outra escola de samba com patrocínio garantido para 2012 é a Pérola Negra, que vai levar para o sambódromo o enredo “A pedra que canta também samba. Itanhaém hoje a Pérola é você”. A Pérola está contando com o patrocínio da Prefeitura de Itanhaém, que está incentivando também a participação de moradores da cidade no desfile. Além disso, a Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Itanhaém (LECI) vem dando transporte gratuito para os ensaios da escola, na Vila Madalena, a 117 quilômetros de distância.
Só mesmo a procura pelos patrocínios, que ajudam a pagar as contas, explica alguns enredos tão estranhos. Mas a ordem é desconversar para que todos pensem que o “homenageado” esteja sendo mesmo homenageado. Para o enredo de 2012, “O Reino dos Justus”, a Rosas de Ouro garante que não há patrocínio. “Nós já temos algumas negociações em andamento, mas não posso divulgar”, diz Rene Rodrigues, diretor de marketing da escola. O principal homenageado do desfile, que vai falar sobre a história e a cultura da Hungria, será o apresentador e empresário Roberto Justus. Rodrigues diz que Justus só “está colaborando com as atividades da escola”, sem confirmar se o apoio inclui dinheiro.
No ano passado, com o enredo “Abre-te Sésamo, a senha da sorte”, a Rosas teve o apoio da China in Box, que forneceu os biscoitos da sorte distribuídos para o público nas arquibancadas. No ano anterior, o desfile, que teve como enredo “O Cacau é Show”, foi patrocinado pela – óbvio – Cacau Show. A poucas semanas do desfile, a escola precisou mudar uma frase do refrão (de “o cacau é show”, foi para “o cacau chegou”) para que a letra não fosse apontada como propaganda. A escola ficou em primeiro lugar. “Quando escolhemos os enredos, é claro que pensamos naqueles que possam conseguir alguns parceiros”, confirma Rodrigues.
No ano que vem, a X-9 Paulistana fará uma referência direta a uma marca em seu enredo sobre os sertões. O desfile fará alusão ao Rali dos Sertões, da empresa Dunas. Mas, segundo a assessoria de imprensa da escola, o Rali é parte do enredo, e não patrocinador. “Com essa justificativa, a escola não vai contra as regras”, explica Candinho Neto, especialista em Carnaval e colaborador do Jornal da Tarde. “A Liga não pode barrar um assunto que a escola queira apresentar”. De todo o modo, Candinho acredita que há o patrocínio disfarçado nessa história [leia uma mini-entrevista de Candinho no final do post].
Será que é tão simples conseguir uma empresa que patrocine um samba-enredo? Algumas escolas garantem que não. A Acadêmicos do Tucuruvi, que tem como tema “O esplendor da África no reino da folia”, continua atrás. “Se a escola conseguir, vamos incrementar ainda mais o que estamos preparando”, diz o presidente Hussein Abdo Elselam. “Estamos usando alguns materiais caros, como tecidos”. O presidente da Camisa Verde e Branco, Ribamar de Barros, também está ainda à procura de um patrocinador para o desfile que terá como tema “É o Amor”. Estreante no grupo especial, a Dragões da Real é outra sem patrocinador. “A gente já sabia que seria difícil encontrar”, diz Adriano Pera, assessor de comunicação da escola, que tem como tema “Mãe, ventre da vida e essência do Amor”. “É um enredo muito abstrato, não tem um fundamento tão específico”, explica Pera. A Gaviões da Fiel, que terá como tema “Verás que o filho fiel não foge à luta. Lula, o retrato de uma nação!”, também ainda não fechou contrato de patrocínio com nenhuma empresa. Mas ter o ex-presidente como chamariz deve facilitar a entrada de dinheiro.
A Mocidade Alegre teve o apoio da mesma empresa por dois anos consecutivos. Em 2010, com o enredo “Da Criação do Universo ao Sonho Eterno do Criador… Eu Sou Espelho e Me Espelho Em Quem Me Criou”, a escola conseguiu o patrocínio da Cebrace Vidros. No ano seguinte, a parceria foi renovada, e a escola levou para o sambódromo o tema “Carrossel das Ilusões”. Para o carnaval do ano que vem, o acordo para renovar o patrocínio com a Cebrace ainda não foi feito. A Mocidade informou que a rotina da escola é cuidar da parte administrativas do próximo desfile a partir de outubro, depois de seu aniversário. O enredo de 2012 será sobre a obra “Tenda dos Milagres”, de Jorge Amado.
As regras do patrocínio
O Blog do Curiocidade conversou com Candinho Neto, colunista especial do Jornal da Tarde, sobre as regras de patrocínio no carnaval de São Paulo.
Por que o patrocinador não pode aparecer no dia do desfile?
É uma regra da Liga das Escolas de Samba. A fundação da Liga aconteceu em 1986. Essa regra passou a vigorar já no primeiro desfile, em 1987. As escolas não podiam entrar na avenida com patrocínio. A empresa pode investir no carnaval da escola, mas na avenida não pode aparecer a logomarca.
Qual foi a primeira escola a fechar um contrato de patrocínio disfarçado?
A primeira é difícil apontar. Houve um ano em que a Nestlé fechou um contrato com a Mocidade Alegre. Foi uma das primeiras [Em 2002, a escola teve como enredo o tema “Do Néctar dos Deuses ao Alimento de Homens e Feras – Deleite-se ao Sabor do Leite”, com parceria da Nestlé. Foram R$ 500 mil investidos no desfile pela empresa].
É uma tendência escolher temas que possam atrair patrocínio?
Sim, é uma tendência mercadológica ter um enredo que tenha apelo comercial, ainda que passe pelo cultural. O estritamente cultural não existe mais. O patrocínio acaba contribuindo para que os grandes carros alegóricos e as fantasias mais luxuosas sejam materializadas.
(Com colaboração de Karina Trevizan)
Homenagen,deveriamos primeiro avaliar se realmente o dineiro investido
corresponde aquelo que seria um bom programa,as prefeituras não são
casas particulares que o escolhido para prefeito tome posse de aquelo
que é publico,o metodo ate que seria aceitabel propaganda é boa,mas
a cidade não esta preparada para tal fim.são muitas as deficiencias de
planejamento,començar pelo medio,acredito não trara o retorno desejado
Homenagen,deveriamos primeiro avaliar se realmente o dineiro investido
corresponde aquelo que seria um bom programa,as prefeituras não são
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planejamento,començar pelo medio,acredito não trara o retorno desejado
Com relação à matéria publicada sobre o patrocício para a Pérola Negra, referindo-se que a Prefeitura de Itanhaém está por trás do enredo, é importante frisar que os recursos que estão divulgandos refere-se a verba recebida da globo, venda de ingressos, venda de fantasias e recursos da prefeitura de São Paulo e não de Itanhaem. A Prefeitura de Itanhaém apoia o enredo abrindo nossos arquivos históricos e compartilhando informações sobre as tradições da 2ª cidade mais antiga do Brasil com a finalidade de ajudar a abrilhantar o carnaval paulistano e mostrar as belezas de nossa cidade, atraindo assim turismo e investimentos para nosso povo.
Referente a informação da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Itanhaém estar cedendo ônibus para os ensaios da agremiação, isso é uma inverdade. Durante a fase da escolha dos samba-enredos da agremiação, diversos grupos de compositores de Itanhaém participaram do concurso para a escolha do samba-enredo. Onibus foram cedidos por particulares e não pela Liga.
A única informação correta na matéria é com relação a estarmos incentivando (não com benefícios, mas sim com a paixão pela nossa terra) os itanhaenses a participarem do desfile, pois isso apenas enaltece nossa cidade e nosso povo caiçara.
Sr. Marc Fortuna, sua informação carece de provas junto a população de Itanhaém. Já que o Sr. está tão bem informado poderia usar de seus contatos junto a Prefeitura Municipal de Itanhaém para esclarecer de vez quanto foi usado de dinheiro público neste patrocínio. O ¨povo caiçara¨ a qual o Sr. se refere tem outras prioridades na cidade do que ¨abrilhantar o carnaval paulistano¨. O ¨povo caiçara¨ quer saber só quanto de fato foi liberado em verba para ¨enaltecer nossa cidade¨, oficialmente claro…Sabe como é…É só para saber quanto tem do nossa grana , como o Sr. mesmo disse, para ¨investimentos para nosso povo¨
Com relação à matéria publicada sobre o patrocício para a Pérola Negra, referindo-se que a Prefeitura de Itanhaém está por trás do enredo, é importante frisar que os recursos que estão divulgandos refere-se a verba recebida da globo, venda de ingressos, venda de fantasias e recursos da prefeitura de São Paulo e não de Itanhaem. A Prefeitura de Itanhaém apoia o enredo abrindo nossos arquivos históricos e compartilhando informações sobre as tradições da 2ª cidade mais antiga do Brasil com a finalidade de ajudar a abrilhantar o carnaval paulistano e mostrar as belezas de nossa cidade, atraindo assim turismo e investimentos para nosso povo.
Referente a informação da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Itanhaém estar cedendo ônibus para os ensaios da agremiação, isso é uma inverdade. Durante a fase da escolha dos samba-enredos da agremiação, diversos grupos de compositores de Itanhaém participaram do concurso para a escolha do samba-enredo. Onibus foram cedidos por particulares e não pela Liga.
A única informação correta na matéria é com relação a estarmos incentivando (não com benefícios, mas sim com a paixão pela nossa terra) os itanhaenses a participarem do desfile, pois isso apenas enaltece nossa cidade e nosso povo caiçara.
Sr. Marc Fortuna, sua informação carece de provas junto a população de Itanhaém. Já que o Sr. está tão bem informado poderia usar de seus contatos junto a Prefeitura Municipal de Itanhaém para esclarecer de vez quanto foi usado de dinheiro público neste patrocínio. O ¨povo caiçara¨ a qual o Sr. se refere tem outras prioridades na cidade do que ¨abrilhantar o carnaval paulistano¨. O ¨povo caiçara¨ quer saber só quanto de fato foi liberado em verba para ¨enaltecer nossa cidade¨, oficialmente claro…Sabe como é…É só para saber quanto tem do nossa grana , como o Sr. mesmo disse, para ¨investimentos para nosso povo¨
Sr.Marc Fortuna, o senhor não deve vir aqui sem concedimento da população de Itanhaém expressar sua opinião pessoal em nome de todos. A população está insistentemente solicitando junto a prefeitura e respectivo secretariado saber qual o valor investido por nosso município nesse evento.Muito me impressiona que apesar de não sermos atendidos em nossa solicitação junto a prefeitura de Itanhaém,ler um post do Sr aqui falando com tanta propriedade e contradizendo a matéria, sendo que nem os munícipes receberam essa informação, mesmo que extra-oficial, como é o seu comentário aqui.
Sr.Marc Fortuna, o senhor não deve vir aqui sem concedimento da população de Itanhaém expressar sua opinião pessoal em nome de todos. A população está insistentemente solicitando junto a prefeitura e respectivo secretariado saber qual o valor investido por nosso município nesse evento.Muito me impressiona que apesar de não sermos atendidos em nossa solicitação junto a prefeitura de Itanhaém,ler um post do Sr aqui falando com tanta propriedade e contradizendo a matéria, sendo que nem os munícipes receberam essa informação, mesmo que extra-oficial, como é o seu comentário aqui.
Ronaldo e Simone… Caso vocês sejam de Itanhaém e possuam o hábito de ler jornal, devem ter visto a ratificação oficial publicada há 2 dias no jonal A Tribuna, informando exatamente o mesmo e explicando a origem dos recursos. Passei aqui informações concretas… polêmicas fazem (e não deveriam) quem apenas deseja utilizar este espaço do Estadão para capitalizar politicamente.
Prezado sr. Marc, o único que parece estar querendo “capitalizar politicamente” aqui é o senhor. Basta entrar no seu blog para ter certeza disso. Obrigado por suas informações, mas todas as informações publicadas nesse artigo foram passadas por pessoas ligadas à direção da escola de samba. Obrigado pela leitura!
Ronaldo e Simone… Caso vocês sejam de Itanhaém e possuam o hábito de ler jornal, devem ter visto a ratificação oficial publicada há 2 dias no jonal A Tribuna, informando exatamente o mesmo e explicando a origem dos recursos. Passei aqui informações concretas… polêmicas fazem (e não deveriam) quem apenas deseja utilizar este espaço do Estadão para capitalizar politicamente.
Prezado sr. Marc, o único que parece estar querendo “capitalizar politicamente” aqui é o senhor. Basta entrar no seu blog para ter certeza disso. Obrigado por suas informações, mas todas as informações publicadas nesse artigo foram passadas por pessoas ligadas à direção da escola de samba. Obrigado pela leitura!
Marcelo Duarte, não sou candidato, portanto não preciso capitalizar politicamente. Ao entrar em meu blog, como o senhor deve ter feito, provavelmente encontrou um pouco de tudo: política, poesia, arte, crônicas etc. De qualquer forma, agradeço-lhe por visitar o blog e convido-o a retornar quando quiser. Com relação ainda ao custeio da escola, reafirmo que a PMI não investiu financeiramente, mas sim com o apoio e logistica para que os carnavalescos pudessem ter acesso aos nossos arquivos históricos e culturais, dentre outros. Muito obrigado.
Marcelo Duarte, não sou candidato, portanto não preciso capitalizar politicamente. Ao entrar em meu blog, como o senhor deve ter feito, provavelmente encontrou um pouco de tudo: política, poesia, arte, crônicas etc. De qualquer forma, agradeço-lhe por visitar o blog e convido-o a retornar quando quiser. Com relação ainda ao custeio da escola, reafirmo que a PMI não investiu financeiramente, mas sim com o apoio e logistica para que os carnavalescos pudessem ter acesso aos nossos arquivos históricos e culturais, dentre outros. Muito obrigado.