O hambúrguer vegetariano já é item quase obrigatório no cardápio das hamburguerias paulistanas. O sanduíche se caracteriza pelo bife à base de ingrediente vegetal. O mais comum deles é o hambúrguer de soja, mas não é difícil encontrar exemplares de quinoa, ricota, grão de bico, feijão fradinho, lentilha ou até de cogumelo. Os hambúrgueres de beterraba, que prometem ser mais saborosos e encorpados do que o sanduíche vegetariano comum, já são febre nas lanchonetes dos Estados Unidos e chegaram este ano ao Brasil.
Em fevereiro, o restaurante Casa Cury, em Perdizes, adicionou o Beet Burger a seu cardápio. Trata-se de uma adaptação gastronômica do publicitário e chef de cozinha Celso Cury: “Encontrei a receita em um livro de culinária persa e acrescentei páprica picante, um tempero muito comum no Oriente Médio e na Espanha”. São 180 gramas de hambúrguer levemente defumado, acompanhado com salada de tomate, pepino e cebola e molho de iogurte. O prato custa R$ 28.
“Nós fazemos muitos pratos novos porque os clientes da casa gostam de experimentar novidades”, conta Celso, que cuida do negócio ao lado da mulher Alessandra Porro, jornalista especializada em gastronomia. O Beet Burger foi um sucesso de cara, apesar de o chef ter demorado para acertar o ponto. “No começo, o hambúrguer ficava meio queimado”, lembra. Para resolver a situação, Celso passou a tirar os bifes mais cedo da chapa. “Não demorou muito para que os clientes começassem a pedir a volta do hambúrguer queimadinho”. O chef confessa que o prato realmente fica melhor dessa forma: “A beterraba tem muito açúcar e o hambúrguer ‘queimadinho’ colabora para dissolvê-lo”.
Casa Cury
Rua Apinajés, 597, Perdizes
Tel. 2589-1218
Ter. a sex. das 12h às 15h e das 18h às 23h; sáb. das 12h30 às 16h e das 20h às 23h
fica bem queimado mesmo, não rolou pra mim…