A melhor torta de maçã da cidade está completando 15 anos. Ela é a sobremesa número 1 da hamburgueria St. Louis, inaugurada em 21 de março de 2006, pelo chef Luiz Cintra. A grande curiosidade é que, por trás da torta de maçã, está Dulce Graziano, casada com Luiz desde 1980.  Os dois já viajaram inúmeras vezes pelos Estados Unidos atrás de receitas genuinamente americanas. A torta de maçã, por exemplo, veio da Pensilvânia. “A nossa tem um pulo do gato que nunca vi em nenhum outro lugar”, diz Dulce, sem revelar o segredo. “Começamos a aperfeiçoar a receita original e chegamos nessa quase perfeição”. Mais caseira impossível: elas são feitas na cozinha do apartamento do casal, na Rua Joaquim Eugênio de Lima, a poucos metros da St. Louis.

 

 

Dulce e Luiz: receita veio da Pensilvânia

 

Dulce teve a quem puxar: o avô materno fazia bombocados “perfeitos e deliciosos”. A mãe e a avó não ficavam longe. Em 1988, ela começou a vender crostatas para a padaria Bread & Co., em Vila Nova Conceição. Depois foi pioneira na venda de bolinhos JoJo para diversos restaurantes, como o Mercearia São Roque. Em 2002, trouxe a receita do próprio JoJo, de Nova York, depois de uma boa conversa com o chef Jean George. Alguns anos depois, os bolinhos seriam rebatizados de petit gâteau.

 

De uns tempos para cá, Dulce começou a vender também tortas e bolos pelo seu perfil do Instagram. Mas é algo, por enquanto, quase secreto. “Sou uma boa cozinheira, mas ainda uma péssima marqueteira”, brinca.  As tortas de maçã, acompanhadas de calda de caramelo, são oferecidas em dois tamanhos: quatro fatias (R$ 90) e seis fatias (R$ 130). As fatias, no caso, são aquelas servidas na hamburgueria. Servem bem duas pessoas. A doceira também faz Key Lime Pie, brownie, crostata, Floresta Negra, bolo de nozes e torta de marzipã com mousse de chocolate.