A rede americana Johnny Rockets está chegando ao Brasil. A hamburgueria, com decoração inspirada na década de 50, foi fundada em Los Angeles no ano de 1986. Hoje, a rede ultrapassou as 300 unidades pelo mundo. Ainda em busca de fornecedores, Antonio Augusto Ribeiro de Souza pretende inaugurar o primeiro restaurante no início de 2013. O empresário, que é ex-franqueado do McDonald’s, promete pelo menos 30 lojas espalhadas pelo Brasil.
O cardápio, de acordo com Souza, será como o original americano, mas com alguns itens a mais. Uma das novidades é oferecer, além do hambúrguer tradicional, uma versão feita de picanha. “Também teremos mais opções no menu de saladas e no de sobremesas”, afirma o proprietário.
Desde 2004, Antonio Augusto Ribeiro de Souza tenta trazer os estabelecimentos ao Brasil. Mas não conseguia por causa de uma hamburgueria que usava a marca Rockets na Rua Melo Alves, nos Jardins. Em março, uma decisão judicial obrigou a Rockets a cobrir o nome da fachada e a tirar o site do ar. Foram trocados cardápios e guardanapos timbrados. Até o bordado nas roupas dos garçons teve que ser desfeito.
Carlinhos Campos afirma ter registrado a marca Rockets há 18 anos. Por mais que o nome não seja o mesmo da rede americana, a marca é uma cópia deslavada. “Eles tentavam parecer uma franquia brasileira da lanchonete”, diz Souza, que procura não se envolver em questões legais. “Quem cuida das disputas é a matriz da Johnny Rockets, que tem como objetivo proteger a marca”. Em outubro do ano passado, a empresa entrou com uma ação judicial para obter os direitos de uso da própria marca em território brasileiro.
O proprietário da Rockets afirma que, no fim de janeiro, foi informado de que não poderia mais usar a marca. “Tenho uma empresa legal e registrada idoneamente”, diz. “Por isto, entramos com um recurso.” De acordo com Campos, o processo ainda não chegou ao fim e ainda há chances de obter novamente autorização para o uso dos símbolos. Mesmo assim, o empresário contratou uma empresa de branding para desenvolver uma nova marca e registrar outro nome – que, diz ele, ainda não foi escolhido.
Conheço o Rockets, a pelo menos uns 10 anos e sempre que me pedem uma lanchonete onde servem hamburgers de primeira e honesto eu mesmo levo ate a Rockets.
Infelizmente o capitalismo americano sempre vence no Brasil.
Espero que o dono do Rockets Carlinhos Campos nao desanime e continue lutando.
E espero mais ainda que o mesmo vença e continue servindo o hamburguer mais honesto de sampa.
Edson, o Rockets de fato é muito bom. Mas esse papo de capitalismo americano sempre vencer é um papinho muito bobo.
O cara copiou a marca, é simples assim. Sério que você não consegue enxergar isso? Formato, cores, lettering… tudo igual. O cara tem uma lanchonete ótima mas fez uma besteira enorme em chupinhar marca alheia achando que nunca ia dar encrenca. Não deu por duas décadas. Agora deu.
O recurso do cara não vai passar por nenhuma análise minimamente coerente. É perda de tempo e dinheiro. Pô, o cara devia ficar na dele, assumir que errou, trocar a identidade visual (como ele já tá fazendo) e bola pra frente!
pow, o cara copia deslavadamente uma marca americana e queria que nunca acontecesse nada?
o capitalismo americano venceu o brasil? ahhh.. poupe-nos!!
Sempre pensei que o Rockets fosse uma franquia da rede americana, mas sempre estranhei uma coisa: amo Johnny Rockets mas sempre achei o nacional um tanto medíocre, não ruim, era muito bom, mas nada que se destacasse próximo a, digamos, Achapa, The Fifties, New Dog, etc. Fica claro agora o por quê… Ora, vergonhosa a atitude do dono do Rockets, realmente tentou imitar a (antiga) franquia norte-americana, possui até sanduíches com nomes similares e com os mesmos ingredientes, nos EUA sempre peço o Route 66, um delicioso burger com champignon, cebola e blue cheese, no Brasil o mesmo hamburguer possui quantidades cavalares de queijo, algo que normalmente eu prefiro, mas com blue cheese fica demasiado forte. Conforme reza a lei, o Rockets terá que mudar, pelo menos, a logomarca, é a mesma coisa que abrirem nos EUA um fictício “Bob” ao invés de Bob’s, com uma logomarca idêntica, para que os norte-americanos acreditem que se trata de uma franquia. Bem, fãs do nosso Rockets não se desesperem, esse tipo de coisa nem sempre acompanha uma multa cavalar, concordando em alterar o nome e o logo suficientemente para não parecer franquia provavelmente as partes entram em acordo, é muito mais fácil para todos, e quem é fã sabe onde está e poderá continuar indo lá. Mas me desculpem, os americanos estão com toda a razão, e quem dá a razão a eles é a letra da lei, como visto no nosso admirável Código Civil de 2002, além de qualquer pessoa de bom senso, acho que ninguém gostaria de ter sua marca copiada em outro país, uma coisa é imitar os pratos, outra é imitar a logomarca.
Por fim, o que mais temo é que a franquia norte-americana aqui se torne apenas uma sombra da qualidade dos EUA, com preços absurdos, algo que costuma acontecer, vide o nosso Outback (nossos pratos são menores, os preços em torno do triplo) e McDonald’s.
Conheço o estabelecimento, o hamburguer é ótimo, a localização é excelente, e espero que ele continue no ramo. Com estas qualidades, ele não precisa se preocupar com o nome e poderá mudá-lo tranquilamente, pois com certeza, os clientes não desaparecerão só por causa disto.
Entretanto, ele realmente copiou a rede americana, como a grafia, o nome Rockets, as cores. É só você comparar as características dos estabelecimentos.
Como citado na Material o Johnny Rockets foi fundado em 1986 é o Rockets tem 18 anos,pode ter o melhor hamburguer de Sampa mais que ele copio isso ele fez! muito parecido as cores a forma da escrita Edson Sato você não acha? Mais espero que ele continue com o sucesso de sempre indiferente de marca.
Acho que o comentario da grande maioria resume o sentimento a respeito do assunto.
A cópia , além da marca ( a tipografia e o estilo do logo ) são identicos, apenas trocaram o tom de amarelo e o estilo (redondo por elipse)…
O sr. Carlinhos Campos e seu sócio à época sabiam claramente o que estavam fazendo, foram inumeras conversas a respeito e eles sempre davam de ombros…enfim…o dia chegou , só não pose de coitado brasileiro contra multinacional americana, ate porque o empresario que esta a frente da marca no pais é BRASILEIRO!, e olha que o cara esta desde 2.004 (só neste pais mesmo!!!) brigando para poder exercer seu direito…
Sr. Carlinhos, por gentileza…passa os numeros da mega sena para nós !!!!
Poxa não entendi nada.
Alguém sabe se este caso teve algum desfecho. A marca voltou a ser exibida na fachada ou trocaram de nome/logo?