Em meio ao movimentado bairro de Moema, uma peixaria de rua parece ter voltado no tempo. Mas a loja A Peixaria existe há cerca de um ano. Sob o comando de Cauê Tessuto, o ambiente mistura peixaria e restaurante. Em vez de preparar o peixe em casa, o cliente pode provar a carne ali mesmo, nas mesas que ficam ao fundo.
O peixe pode ser consumido em três formas: grelhado, assado ou frito. É cobrada uma taxa de R$ 13 pela preparação, além do preço de balcão da peixaria. Tessuto está contente com o movimento da casa, que tem lotado nos horários de almoço. “Recebemos muitos visitantes que querem provar peixes diferentes, que não encontram no mercado”, afirma.
Mesmo com o sucesso, o chef e proprietário d’A Peixaria não acredita que haja tanto espaço para um ressurgimento das peixarias de rua em São Paulo. “Se não tivesse, além da peixaria, a opção de restaurante, seria bem mais difícil me manter no mercado”, diz. De acordo com Tessuto, a maior parte dos clientes da casa prova os peixes no próprio restaurante: “Temos clientes que compram o peixe fresco para prepará-lo em casa, mas eles são minoria.”
Fora de supermercados e de conjuntos de lojas como o Mercado Municipal, é difícil encontrar peixarias na cidade. “Boa parte delas foi para a periferia”, garante o empreendedor Tessuto. “E ficou complicado encontrar peixe fresco longe das feiras”. O Blog São Paulo para Curiosos preparou um roteiro com peixarias de rua remanescentes em São Paulo.
A Peixaria
R. Canário, 745, Moema, 5051-0575
Horizonte Azul
Os proprietários, Vilma e Marcos Ferikawa, são netos do fundador da antiga Peixaria Pinheiros. Estão há 12 anos na região do Itaim. R. Tabapuã, 423, 3168-5983.
Ocean Six
Pertence a Marcelo Nonaka, fornecedor de peixes do restaurante D.O.M., de Alex Atala. Também possibilita comer os peixes assados, grelhados ou fritos. R. dos Chanés, 256, Moema, 5093-9432.
Peixaria Angélica
Fica na mesma rua de um supermercado, mas continua sendo procurada pelos habitantes da região de Higienópolis. R. Martim Francisco, 758, Sta. Cecília, 3662-1449.
Peixaria Perdizes
Fica em frente ao Sacolão Perdizes. R. Turiassu, 278, Perdizes, 3801-2725.
Peixaria Progresso de Santo Amaro
Há mais de seis décadas no mesmo local, a loja tem como peixes mais vendidos a sardinha e a corvina. R. Desembargador Bandeira Mello, 65, Santo Amaro, 5687-7436.
Peixaria Rainha
São duas unidades, ambas em Santo Amaro, que prometem peixes frescos diariamente. Av. Padre José Maria, 10, Santo Amaro, 5523-2899. Outra unidade na R. Amador Bueno, 47, Santo Amaro, 5523-6428.
No final da Rua Caramuru, na Saúde, já chegando próximo a Luis Goes tem uma boa peixaria.
abx
Na seleção faltou a Peixaria Uo Katsu. Rua: Manoel da Nóbrega, 1180, Paraíso que tbm é restaurante.
onde haveria uma peixaria em Santana?
ola marlene, a do mercado municipal do tucuruvi na av. nova cantareira e excelente, nossa familia toda compra la a anos, vale experimentar, aproveita e veja a banca de frango tambem, sempre tudo muito fresquinho, espero ter ajudado, abrs
Camarao com 20 cm de comprimento a 35 reais o quilo, so no CEASA. Mas tem de ser notivago.
tem uma boa peixaria na rua Dona Veridiana no sacolão em Santa Cecilia tb.