Às 19 horas de amanhã (18), 1 000 mulheres se reunirão no Buffet França, no bairro de Santa Cecília, para, juntas, prepararem a chalá. O pão redondo e trançado é um dos símbolos do Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico, que este ano cai no dia 24 de setembro. Na verdade, “chalá” é, originalmente, o nome dado à porção que é simbolicamente separada da massa durante o preparo e então oferecida a Deus, numa cerimônia de cremação.
É a primeira vez que o Mega Challah Bake, já tradicional em outros países, acontece no Brasil. As inscrições – restritas a mulheres acima de 16 anos – já estão esgotadas. Cada participante terá acesso aos ingredientes necessários para a confecção da massa e receberá instruções de como preparar a trança. Todas elas levarão para casa dois pães crus, para serem assados no dia da festa.
Segundo uma das organizadoras do evento, que pediu para não ter o nome publicado, é tradição judaica que o pão do Ano Novo seja preparado – “ou, muitas vezes, comprado” – pela matriarca. Para manter o costume, a participação no mega evento é restrita às mulheres. “Não que não haja procura masculina”, revela a organizadora. Um insistente chef de cozinha – interessado em aprender a fazer a massa do tradicional quitute – foi barrado pela organização.
Apesar do veto, tanto o chef como todos os outros que não conseguiram se inscrever no evento poderão matar a curiosidade de presenciar a confecção dos pães. O Mega Challah Bake será transmitido em tempo real neste site.
Mega Challah Bake Brasil
Buffet França
Av. Angélica, 750
18 de setembro, às 19h
Houveram 1200 mulheres. Foi maravilhoso. Todas fizeram suas proprias chalot e rezaram pela paz mundial.