O hambúrguer nasceu na Alemanha – o prato teria sido levado para os Estados Unidos pelos imigrantes alemães embarcados no porto de Hamburgo. Na América, os marinheiros teriam ajudado a popularizar o sanduíche (batizado em homenagem à cidade onde foi criado), pois podiam comer a carne entre duas fatias de pão enquanto trabalhavam.

Na mesma Alemanha, em 2006, eu formei uma inesquecível dupla com o editor Henrique Meira na cobertura da Copa do Mundo pela ESPN-Brasil. Foram 40 dias trabalhando juntos. Henrique é quem estava ao meu lado, no centro de imprensa de Munique, quando recebi a notícia do nascimento de meu terceiro filho, o Antonio, bem no dia da estreia do Brasil, contra a Croácia. Agora Henrique arrisca-se no ramo da gastronomia, junto com Rafael Almeida, ex-ESPN,e os sócios do Poke Garden.

Eles abriram há um mês e meio a hamburgueria Goodies, na Rua Kansas, 1603, no Brooklin (todos os dias, 11h/23h). Henrique conta que as referências foram o Five Guys, o In N Out, o Patties e até o McDonald’s. Demorei um pouco a conhecer as criações da turma e me arrependi um pouco. Eles acertaram em apostar nos smashs burgers. Também mandaram bem no blend de queijos e nos seis tipos de molhos. Fizemos uma degustação em casa: Goodies (lembra o Big Mac), o Good Garden (cheese-salada), o Cheese Good (cheeseburguer) e o VeGood (hambúrguer de jaca). Os preços variam entre 13 e 22 reais e há também a opção dos combos. Aquela criança nascida em 2006 amou as fritas (R$ 9, servidas numa embalagem bem divertida) e os franguinhos (R$ 12).

Ah, não tenho a menor dúvida que a logomarca da Goodies foi inspirada no próprio Henrique, que está sempre com um sorriso no rosto.