A maçã do amor é uma invenção paulistana. O catalão José Maria Farre Angles desembarcou com a família no Brasil em 1954 e, cheio de dificuldades, criou o doce no ano seguinte para conseguir sobreviver. As maçãs eram abundantes no país, e o que Angles fez foi cobri-las com uma calda vermelha cristalizada. As maçãs do amor eram vendidas em praças, feiras e festas juninas. Mas ela ficou conhecida de verdade quando Angles participou da primeira UD (feira de utilidades domésticas), em 1960. Para a escolha do nome, Angles convocou uma reunião familiar. Descartadas sugestões como “maçã caramelada” ou “doce cristalizado”, o próprio patriarca sugeriu “maçã do amor”. O nome foi uma referência à maçã que expulsou Adão e Eva do Paraíso. Mas os livros registram que o norte-americano William W. Kolb teria produzido a primeira maçã do amor (ou “candy apple” em inglês) em 1908. No entanto, é importante não confundir: “As maçãs carameladas realmente já existiam, mas a calda vermelha e a adição do palito são invenção do meu avô”, garante Leandro Lopes Farre, que hoje administra os negócios da família. Segundo ele, as novas características foram suficientes para a criação de uma identidade que permitiu o registro da patente no Brasil.

Atualmente, Leandro comanda a Casa do Churro, no Tatuapé. Angles também foi o homem que revolucionou o churro no Brasil. A massa é a mesma do churro típico da Espanha, também muito comum em países latino-americanos, como o México e a Argentina. Mas, em vez de servi-lo em roda, ele teve a ideia de cortá-lo e recheá-lo com doce de leite, ao inaugurar um ponto em frente às Lojas Brasileiras, na Rua Direita, em 1974. O primeiro churro recheado do mundo foi um sucesso. A Casa do Churro existe desde 1991 e seus carros-chefes são os recheios de doce de leite, chocolate, goiabada, geleia de morango e catupiry. “Meu avô patenteou estas criações”, conta Leandro. “Mas, como só ambulantes vendiam os doces, não dava para cobrar royalties deles. Agora elas já são de domínio público”.
Casa do Churro
Rua Rodrigues Barbosa, 232, Tatuapé
2671-7180 e 2671-9044
De segunda a quinta, das 10h às 22h;
De sexta a domingos e feriados, das 10h às 23h.
Atualizado às 16h51min com informações de Joana Sguario e Carla Oliveira.
Parabens Sr Angles e parabens ao neto Leandro que esta dando continuidade a esta delicia e linda no visual.
leandro ja´que é de dominio público passa a receita.
Abraço
Demovich
Adoroooo Maçã do Amor!!!! O “tio da Perua ” passava e trocava ferro velho por uma delas ….Coitada das panelas da minha Mãe…rsrsrsr…..#saudades
boa materia.., mas a fruta que eva comeu no paraiso nao foi maca..na vervade na biblia nao diz o nome da fruta, diz apenas “arvore d conhecimento”.. essa historia que eva comeu maca, nao passa de lenda..cabe correcao na materia..
Realmente ! Sou do Tatuapé e já estive na Espanha
O melhor churro de roda do planeta !
Parabéns ao Espanhol.
Boa Tarde!
Vocês trabalham com franquias, vi a entrevista no programa do Ratinho e interessei,
moro em Goiânia-Go, favor entrar em contato pelo email.
Obrigada!
Boa Tarde!
Assisti a entrevista de vocês no programa do Ratinho, gostaria de ser um franqueado,
moro em Goiânia-Go.
Se possível entre em contato pelo meu email carlamoraes2@yahoo.com.br
Obrigada!
ola tudo bem. eu assisti no ratinho a entrevista e adorei saber ;quem enventou a maça do amor. que e uma delicia… eu estou fazendo e gostaria de saber ,como se faz uma boa maça. como e o segredo obrigada .!!!!!!!!
Oi;assisti o programa do ratinho ,gostaria de ser um franquiado,voces fazer franquia,gostaria muinto de ser um.ja trabalho com churros a anos .mas,gostaria de renovar das ideias de voces fazer coisa nova.espero contato Morro em .Cachoeirinha RS