“Welcome to Little Igloo Bar”. O São Paulo para Curiosos encontrou um bar na Vila Assunção, em Santo André, no ABC paulista, onde funcionários e clientes só se comunicam em inglês. A ideia é do proprietário, o canadense Rusty Russell Roy Coulson, de 43 anos. O lugar é pequeno e funciona apenas de quarta a sábado. São dez banquetas espalhadas pelo balcão principal. No fundo do salão, um sofá branco de quatro lugares fica sobre um pequeno degrau de vidro, que reflete a cor azul, resultado das lâmpadas instaladas em seu interior. Ao lado dos banheiros, encontra-se a única mesa do lugar, também com quatro lugares. No teto, em meio a flâmulas de times de hóquei no gelo, adesivos de bandas e um aparelho de televisão, que sempre transmite algum esporte ou shows de rock, o dono colocou um sino e a bandeira do Canadá “Quando abri a porta pela primeira vez e vi um lugar tão pequeno, com as paredes todas pintadas de branco, já pensei no nome do bar”, conta Rusty.
“Tem pessoas que não falam nada em inglês, mas gostam do ambiente”, diz o canadense. “Nós tentamos nos comunicar de algum jeito, gesticulando ou até desenhando”. O canadense é um apreciador de cervejas. Das brasileiras, sua preferida é a Madalena, produzida artesanalmente em Santo André. E para comer? O cardápio não tem nada sólido. Vizinho de parede da pizzaria Dom Michelli, Rusty firmou um acordo para oferecer as redondas aos seus clientes. Em média, 40 pizzas são entregues por semana no bar.
Para ajudar no atendimento, Rusty conta com um funcionário diferente por noite. “Venho trabalhar aqui às quartas ou quintas”, explica o analista de importação Murilo Rodrigues Martins, de 26 anos, que mora a duas ruas do bar e aprendeu a falar inglês sozinho assistindo a séries e a filmes no idioma estrangeiro. “O que menos importa aqui é o dinheiro. Venho porque gosto do ambiente e ainda consigo treinar meu inglês”.
O casal Eliseu, 51 anos, e Mylene Medeiros, 48, é cliente assíduo. “Estava passando na calçada e vi esse espaço pequenininho. Achei que o dono fosse morrer de fome”, brinca Eliseu. “Mas isso aqui bomba. Está lotado”. Além de cliente, Eliseu é aluno de Rusty, que durante o dia é professor particular de inglês e também responsável pelas vendas internacionais de uma empresa de máquinas de sorvete.
Rusty chegou ao Brasil em 2009, depois de morar 15 anos no Japão. O motivo da mudança radical tem nome: Telma Girauld. A bailarina andreense se apresentava anualmente na terra do Sol Nascente. Quando foi a Osaka, em 2000, conheceu o canadense em seu bar. “Gostei dele na primeira vez que o vi”, confessa Telma. Na época, entretanto, Rusty estava em outro relacionamento. O namoro só foi engatar em 2007. Dois anos depois, Rusty desembarcou em Santo André. Eles se casaram em 2010 e têm uma filha, Leyla, de 11 meses. Telma parou de dançar para se dedicar à filha. Rusty quer abrir um segundo bar no mesmo estilo. Só que o Little Igloo Bar estará sem o dono em agosto. A família tem uma viagem agendada para Prince Edward Island, terra natal de Rusty. “Vou apresentar Leyla aos meus pais”, explica Rusty. “Por enquanto, eles só a conhecem pela internet.”
Serviço
Little Igloo
Rua Santo André, 283, Vila Assunção – Santo André
Qua. e qui., das 19h à 0h; sex. e sáb., das 19h à 1h
Facebook. Little Igloo
(Com reportagem de Vinícius Custódio)
Esse lugar tem drinks ótimos, e o Rusty é mto gente boa! Recomendo!
Já fui varias vezes, este bar é vizinho da minha casa praticamente…
um lugar sensacional, pequeno, mas ótimo ambiente…
O mais legal que o Rusty participa das conversas da galera, brinca, gesticula, até bebe com os clientes…
gosto musical top, só rock o tempo todo, e quando ele não gosta da musica, já muda sem precisar esperar ela acabar…
Mais do que recomendado este lugar…
Eu conheci os dois. Merecem todo o sucesso.
É uma história admirável e o que é para ser certo, será! Sucesso ao casal!
Imaginem um bar no Canadá, nos EUA, Inglaterra, Alemanha, Itália em que só falem português, clientes e empregados. Não né. Eis que me aparece um babaquice dessas aqui no ABC. Não sou a favor de estrangeirismos forçados como esse. Nossa língua portuguesa já anda tão maltratada, andando pelas cidades usando transporte público dificilmente vejo alguém lendo livro de autor brasileiro, abaixo o estrangeirismo, VIVA O BRASIL!
Devia coemçar a mudar seu nome,Ramon,que de brasileiro não tem nada.
Não é estrangeirismo forçado, ninguém é obrigado a entrar no bar. Só entra quem quer e não vê problema com o idioma. Quem se incomoda, como você, vai a outro bar, São Paulo é cheia de opções. Esse é o bonito da vida, haver diversidade suficiente pra que cada pessoa possa usufruir do que lhe agrada! Sobre ser absurdo ter bares brasileiros que falam português lá fora, vou mudar sua vida: eles existem. E são mais comuns do que você imagina. Para de ser chato e querer tirar os direitos dos outros.
Pra sua surpresa existem bares de donos Brasileiros em outros países SIM! Pude aproveitar pra matar a saudade de falar português e principalmente da comida, que é super difícil achar fora!
Antes de falar pesquise!
É uma ótima opção para quem quer treinar o idioma, antes de ir para o exterior, eu acho ótimo!
Ramon, já estive em Miami e, depois de vários dias comendo em restaurantes americanos, bateu aquela saudade da nossa comida. Fomos ao Restaurante Little Brazil que é muito bom e tem donos e funcionários brasileiros que atendem tanto em inglês quanto no nosso idioma:
http://www.littlebrazilrestaurant.com/
Concordo. Valorizemos o que é nosso. Já basta alguns comemorarem o Halloween no Brasil.
Patriotismo barato.
Isso é uma forma informal e inteligente das pessoas que querem adquirir um conhecimento em um novo idioma (só lembrando que é o idioma oficial do mundo)
Pessoas que pensam como você não passam de ignorantes!
Cala a boca!
Se vc já tivesse tentado ensinar seus alunos num bar, talvez saberia q suas crenças não se aplicam no mundo real.
Eu já maravilhas acontecendo com alunos básicos, só pelo desenvoltura de estar num ambiente descontraído (e, para qm bebe, ajuda a desinibir).
As pessoas precisam se agarrar a coisas interessantes no desenvolvimento de uma língua.
E às vezes elas desconhecem os +diversos incentivos.
Nunca fui ao Little Igloo, mas só ouço maravilhas.
Pra qm não gosta da ideia, não precisa ir lá passar carão… Tem 1 milhão de rolês “mais do mesmo”na Grande SP
Qual o problema de ter um unico bar em sao paulo que as pessoas possam treinar o ingles, ja que o ingles é a lingua principal no mundo, vc é ignorante n deve saber nada de ingles, vai burrao entre alguem que sabe ingles e alguem que n sabe , oque sabe é quem vai ser contratado.
E é facil responder pq ninguem le autores brasileiros ou assiste seriados e filmes brasileiros, pq é um lixo ainda o mercado americano é 10x melhor , simples assim, pq diabos iria perder meu tempo com algo inferior?
I got to visit this place has been has sooner and i appreciate the owner for this.I work in a car parking really near there and i’m used to speak english even here,so why not dare this canadian land ???
I enjoyed it so much…Thank you Sergio Sousa Ribeiro da Silva for your reply…it was so great man.
Ramon, vc é um burro. É impossível comparar o Português em outros países. O bar e super bacana, tem um clima muito bom. Adorei, meus amigos e eu voltaremos lá com certeza!
A minha opinião é que este lugar deve ser muito bacana e deveria ser divulgado principalmente entre os estudantes da língua inglesa que nem sempre tem a oportunidade de fazer um intercambio e aí certamente poderiam treinar um pouco do idioma. quanto ao Ramon ali em cima, gostaria de informá-lo que saber uma segunda língua atualmente é questão de sobrevivência no Mercado de trabalho, portanto não se trata unica e exclusivamente de estrangeirismo. Talvez o bar não seja o lugar ideal para se aprender ou treinar um novo idioma, mas cada um luta com as armas que possui.
Gostaria de conhecer, porem tenho dois filhos pequeno e nao sei se o ambiente atende.
Sera que tem poutine no cardapio?
Já fui lá algumas vezes.Conheci o bar ao ir assistir aos jogos do Brasil na copa do mundo,ano passado.Gostei e volto sempre que possível.
Até ganhei um apelido do Rusty: “Bad joke guy”….Ele já captou o espírito de nós brasileiros!!
Long Live To Little Igloo!!
I need to Know.
Ed Motta Curtiu Isso! (y)
So nice…
There are plenty of bars and nightclubs in the USA that do something similar. It is Spanish, Japanese, Cantonese, and other languages, but the idea is the same. However I do not believe the Brazilian community is of sufficient numbers in any one location to warrant a Portuguese only establishment.
Anciosa pra conhecer…
Acabei de voltar do Canada onde fiquei apenas um pouco mais de dois meses.. amei a ideia e em breve vou conhecer…assim mantenho a pratica do idioma.
parabens pela iniciativa.