Um grande amigo me convidou para jantar. Como agradecimento, resolvi presenteá-lo com uma sobremesa. Mas queria algo diferente, surpreendente. No jantar anterior, tinha levado um bolo de farinha de pistache da loja do Mosteiro São Bento. Fui dormir com essa preocupação. Eu me revirava na cama e não conseguia pensar em nada muito original. Na manhã seguinte, naquela rápida fuçada no facebook, dei de cara com uma foto publicada por Roberto Lazzarini, sócio do restaurante Spadaccino, na Vila Madalena. Ele falava de um casal – a modelo Paula Passos e o fotógrafo Michel Rey – que fazia um fondant au chocolat. Opa, parecia um sinal!
Só sei que entrei na página Fondant au Chocolat imediatamente e não tive a menor dúvida que aquilo era exatamente o que eu estava querendo. Embora tenha nome francês, o petit gâteau foi inventado por um chef novaiorquino. Os franceses veneram é a receita do fondant, um bolo firme por fora e mal passado por dentro.
Fiz o contato, encomendei um deles e, às 13h, já estava com um fondant – que tinha acabado de sair do forno – nas mãos. Tem formato retangular e pesa pouco menos de 1 quilo. A embalagem é bem charmosa e cada um sai por R$ 70. As encomendas devem ser feitas por whatsapp ou por e-mail. A entrega custa mais R$ 20. Eu mesmo fiz a retirada numa travessa da Rua Cardeal Arcoverde, em Pinheiros.
Paula recomenda que o fondant seja servido com creme inglês (a página deles tem uma receita) ou com sorvete de baunilha. No jantar, o fondant arrasou – e aumentou brutalmente a minha responsabilidade para o próximo convite.
Serviço:
Fondant au Chocolat
Encomendas pelo whatsapp (11) 97559-0749 ou fondantauchocolatsp@gmail.com
Excelente as suas dicas, marcelo.