Origem do Red Velvet

O Red Velvet é o bolo da vez! Ele foi criado nos Estados Unidos na época da Segunda Guerra Mundial. Com a falta de alguns ingredientes, os confeiteiros tiveram que improvisar. Usaram suco de beterraba para substituir o açúcar e aproveitaram para dar um realce nos bolos. Com a vantagem ainda de a beterraba ser muito mais rica em ferro. A receita ganhou força quando começou a ser servida no Waldorf- Astoria Hotel, de Nova York, que a batizou com seu próprio nome. O Red Velvet voltou ao estrelato ao aparecer numa cena do filme “Flores de Aço”, de 1989. Uma tradição do Sul dos Estados Unidos diz que o bolo de casamento deve ter a forma de um tatu. Isso chamou a atenção para o bolo no filme. Desde que abriu as portas, em 1996, a badalada confeitaria americana Magnolia Bakery oferece o bolo fofinho e avermelhado. Era a senha para ele se espalhar pelo mundo.

 

Em São Paulo, provei o Red Velvet pela primeira vez na doçaria Alê Tedesco Bakery, no bairro de Chácara Santo Antônio. Foi amor à primeira mordida. Preparei agora um pequeno roteiro de onde encontrar um de meus doces preferidos na cidade:

Tammy Montagna Delicious Patisseria 
O primeiro endereço da lista é de uma autêntica receita de Red Velvet (tem gente que torce o nariz para o cream chease do recheio): a Tammy Montagna Delicious Patisseria, em Pinheiros. Tammy é americana e está no Brasil há 14 anos. A charmosa casa, inaugurada em setembro de 2017, tem uma vitrine com bolos altos, ao estilo americano, e também docinhos clássicos, como cookies, brigadeiros, macarrons e brownies.
Rua Lisboa, 284, Pinheiros, 2936-2895; seg. a sáb., 8h/20h; dom. 9h/17h.

 

Red Velvet da Tammy Montagna Delicious Patisseria

 

Cheesecakeria
O Red Velvet é considerado primo do Devil’s Cake, famoso bolo americano de chocolate. Mas costuma rivalizar mesmo com o Cheesecake, doce que acabou ganhando mais notoriedade no Brasil. Mas, para não ter briga, a Cheesecakeria oferece um cheesecake de Red Velvet.  É tentador!
Rua Canário, 499, Moema, 4117-0400, ter. a sáb. 11h/18h30; dom. 11h/17h.

 

Cheesecake de Red Velvet da Cheesecakeria

Carole Crema
É um dos meus favoritos. A versão do Red Velvet da chef Carole Crema leva, junto com a tradicional massa vermelha, uma camada de cheesecake e frutas vermelhas. Em casa, até quem não gostava de Red Velvet, acabou se rendendo.
Rua da Consolação, 3161, Jardins, 98392-3169, seg. a sáb. 10h/19h; dom. 11h/17h.

 

Red Velvet da Carole Crema

Confeitaria da Luana
Luana Davidsohn foi uma das pioneiras da onda de cupcakes da cidade. Uma das charmosas lojas fica bem ao lado da praça de alimentação do Shopping Bourbon. Na vitrine, entre os diversos sabores (até sem lactose ou sem açúcar), ela oferece o cupcake Red Velvet, com cobertura de cream cheese.
Shopping Bourbon (Rua Palestra Itália), Pompeia, 3865-9483; todos os dias, 10h/22h. 

 

Cupcake de Red Velvet da Confeitaria da Luana

San Paolo Gelato  
A sorveteria cearense aposta em alguns sabores diferentes e um deles é o Red velvet. Quando vou até a loja-conceito, nos Jardins, só preciso me preocupar em escolher um outro sabor. O Red velvet já tem lugar fixo no meu copinho.
Rua Haddock Lobo, 1260, Jardins, 2533-6180; dom, a qui., 10h/0h; sex. e sáb., 10h/1h.  

Sorvete de Red Velvet da San Paolo Gelato

Butcher’s Market
O Red Velvet é o último da lista de sobremesas da hamburgueria. É um dos menos pedidos. Perde de longe para a cheesecake e o brownie. Que injustiça! O bolo avermelhado é bem gostoso, segue a receita americana original.
R. Bandeira Paulista, 164, Itaim Bibi, 3078-5587, ter. a qui. 12h/15h e 18h/23h; sex. 12h/15h e 18h/00h; sáb. 12h/00h; dom. 13h/23h.

Red Velvet da Butcher’s Market

Gita Make My Cake
Inaugurada em 2004, a doceria de Gita Szmulewicz, no bairro da Aclimação, é uma das mais tentadoras da cidade. O Red Velvet junta creme de leite ao cream-cheese para dar uma abrasileirada na receita original.
 Avenida da Aclimação, 246, Aclimação, 2821-9003; todos os dias, 10h/22h. 

Red Velvet da Gita Make My Cake

Ofner
A vantagem da Ofner é ter várias unidades espalhadas pela cidade. Quem estiver flanando pela Avenida Paulista e sentir uma vontade gigante de comer doce pode passar pelo Center 3. As fatias são pequenas, no formato de uma caixa de fita cassete. Ih, tem muita gente que nem sabe o que é uma fita cassete… Melhor olhar a foto então. Mas assumindo o próprio risco de querer sair correndo para provar uma dessas dicas.
Shopping Center 3 (R. Augusta, 1611 – Cerqueira César), 5693-8631, seg. a sáb. 8h/22h; dom. 10h/22h.  

Red Velvet da Ofner